5 erros de visual merchandising que prejudicam suas vendas
O visual merchandising é uma excelente forma de aumentar as vendas da sua loja, mas, se não for bem feito, pode acabar atrapalhando a empresa.
O visual merchandising é uma excelente forma de aumentar as vendas da sua loja, mas, se não for bem feito, pode acabar atrapalhando a empresa. É comum encontrar alguns erros nessa prática e, para ajudar você a evitá-los, vamos falar sobre eles no post de hoje. Acompanhe!
Vitrines montadas de forma errada
A vitrine muitas vezes é o primeiro contato do consumidor com a loja e, por essa razão, exerce um papel importantíssimo na hora de persuadi-lo a entrar. Uma vitrine bonita, decorada e bem organizada é fundamental para que o efeito inicial não seja negativo.
Para alcançar esse objetivo, ela não deve ter produtos demais, pois isso causa um excesso de informações que pode impedir o cliente de prestar atenção em um produto ou promoção que se queira divulgar. Fazer um bom uso do espaço significa selecionar bem o que será disposto.
Exposição inadequada dos produtos
A forma como os produtos são dispostos e organizados afeta e muito a experiência do cliente. Garantir que ele encontre tudo com facilidade, sem precisar constantemente recorrer a um vendedor, melhora muito a qualidade do momento de compra. Para isso, além de ter prateleiras bem organizadas e uma loja bem setorizada, é interessante investir também na sinalização.
Iluminação ruim
Muitos lojistas pensam em economizar com iluminação, mas esquecem que esse é um investimento que pode proporcionar um bom retorno com o aumento das vendas. Além de garantir o conforto do cliente, a luz também permite que ele visualize os produtos do modo correto.
É importante pensar no tipo do produto na hora de planejar a iluminação, pois ela influencia não apenas na visibilidade mas também nas cores e no brilho. Para evitar gastos excessivos, observe a eficiência energética, ou seja, o melhor uso de recursos para não desperdiçar energia e nem prejudicar a qualidade da iluminação.
Mal planejamento da área onde ficam os caixas
É comum encontrar lojas em que os clientes ficam acumulados e “embolados” nas filas para pagamento. Na hora de definir onde ficarão os caixas, qual será o espaço para filas e onde os clientes farão trocas e devoluções, é preciso se certificar de que haverá espaço suficiente para que não fiquem desorganizados demais.
Isso é importante para que o consumidor não saia da loja com uma má impressão ou, pior, desista da compra ao se deparar com uma confusão no caixa.
Decoração mal executada
Existem diversos erros na decoração de uma loja que podem causar uma impressão negativa nos clientes. Fazer mal uso das cores é um deles. Evite usar cores demais e selecione-as de uma forma que combine com seus produtos e serviços.
Outra dica importante de decoração é selecionar os elementos de uma forma estratégica e com unidade entre eles. A decoração da loja precisa ser feita com cuidado pois os clientes notarão se for feita de forma displicente ou exagerada.
Fonte: Listen X