56% dos brasileiros compraram item pirata no último ano, diz pesquisa

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (20) pelo instituto de pesquisas Data Popular aponta que 56% dos brasileiros compraram produto pirata nos últimos 12 meses encerrados em maio deste ano. A maior proporção é encontrada entre as mulheres da classe alta, diz o estudo, com participação de 73%.

A pesquisa foi realizada em maio de 2013 com 1.501 pessoas em 100 cidades do país, de todos os estados e Distrito Federal.

O estudo aponta que, entre os 56% que afirmaram terem comprado algum produto de marca que não fosse original, a proporção foi maior entre os homens, com 58%, do que entre as mulheres, com 55%.

A pesquisa diz, ainda, que os mais jovens se destacam entre os que consomem pirataria. Entre as pessoas de 18 a 25 anos, 65% afirmaram consumir o tipo de produto. O percentual é reduzido conforme a idade avança: 61% entre os brasileiros de 26 a 39 anos; 57% entre aqueles com 40 a 59 anos e 34% entre os com idade a partir de 60 anos.

A classe alta também é destaque, com 61% das pessoas do grupo afirmando que compraram produtos piratas no último ano. Entre as mulheres, o índice chega a 73%. Entre os homens da classe alta, fica em 50%.

A participação também cai de acordo com a classe social: com índice de 56% entre as pessoas da classe média (com taxa de 59% entre os homens e de 53% entre as mulheres) e 51% na classe baixa (com índice de 63% entre os homens e de 44% entre as mulheres), diz o estudo.