6 dicas para aumentar as vendas no dia do consumidor

O cliente é a chave para o sucesso de uma empresa, é quem permite a sobrevivência dos negócios.

O cliente é a chave para o sucesso de uma empresa, é quem permite a sobrevivência dos negócios. Por isso, nada mais justo do que uma data dedicada a ele, como o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março. Pensando em estreitar a relação do cliente com a empresa o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) preparou algumas dicas para apoiar os empresários e agradar os homenageados nesta data.

Apesar de pouco divulgado, o Dia Mundial do Consumidor é uma data que pode render um bom faturamento. Em geral, datas especiais são responsáveis por mais de 30% do faturamento da empresa, por isso é importante trabalhá-las e chamar atenção dos clientes.

O diretor de atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias, ressalta que o planejamento é fundamental para alavancar as vendas em diversas ações. “É importante se planejar previamente, principalmente em datas comemorativas, que são fixas e sempre rendem um interesse de compra por parte do cliente”, afirma o diretor.

Confira algumas dicas:

1. Ofereça promoções: Palavra mágica que atrai os consumidores. Pode ser um frete mais barato ou desconto em produtos ou serviços específicos. O importante é mostrar ao cliente que ele está sendo beneficiado neste dia especial;

2. Escute seu cliente: No Dia do Consumidor abra ainda mais o canal de comunicação entre a empresa e o cliente. Escute o que ele deseja, suas reclamações, sugestões e elogios. E após, trace um plano de ação para pôr em prática as melhorias sugeridas por ele. Saber as necessidades e expectativas de seus clientes, pode ser um fator que facilita a comercialização de algum(ns) determinado(s) produto(s);

3. Treinamento de equipe: Se você tem um pequeno negócio, não será tão difícil deixar sua equipe bem preparada para atender. Conhecer o produto ou serviço oferecido e saber lidar com clientes são atitudes fundamentais. Lembre-se que, mesmo quando um cliente vai até seu estabelecimento somente para olhar alguma promoção, o bom atendimento pode fazer a diferença para uma compra efetiva acontecer no momento ou futuramente e ainda indicar a empresa para outros clientes;

4. Fique de olho na concorrência: Seja no concorrente similar ou maior que você, que fornece um serviço ou produto igual ou semelhante ao da sua empresa, fique atento para saber como está o mercado e quais as necessidades e desejos do cliente você tem mais chances de atender. Mas lembre-se sempre de ser fiel aos seus valores e aos do seu negócio;

5. Faça propagandas e textos de orientação referentes ao dia na internet: Promova postagens na página ou perfil da empresa nas redes sociais como o Facebook e, se possível, realize pequenos investimentos, como anúncios pagos. Os consumidores estão cada vez mais conscientes de seus direitos e cobram por isso. Desejam ser respeitados e exigem que a lei seja cumprida. Ajudar na conscientização desses direitos mostra que a empresa é preocupada com esse aspecto;

6. Não tenha medo de inovar sempre que possível: Mesmo que sua empresa trabalhe com um produto ou serviço de sucesso, sempre existe a possibilidade de inovar e atender outras expectativas, desejos e números. E quando se trata de datas comemorativas, inovar pode ser um diferencial para se destacar.

Fonte: Revista Pegn 

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais