6 dicas para quem está pensando em montar um pet shop

Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição no mercado mundial voltado para bichinhos de estimação. E não é para menos! Nosso país tem uma população de mais de 50 milhões de cães e gatos. Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o setor apresenta um crescimento de, em média, 17% ao ano. Além disso, o faturamento anual passa de 15 bilhões de reais. Lucrativo e promissor, esse segmento tem atraído milhares de empreendedores. Se você faz parte desse grupo e, pretende, em breve, montar um pet shop para chamar de seu, não dê o próximo passo sem conferir as nossas dicas!

Planeje o seu negócio

O primeiro passo para fazer o seu empreendimento dar certo é montar um bom plano de negócios. Esse plano deve conter um estudo de mercado (potencialidades, limitações, concorrência), perfil do público-alvo, metas de curto a longo prazo, projeções financeiras, cálculos de custos, além de estratégias para o alcance dos objetivos. Tudo deve estar na ponta do lápis e, se você tiver dificuldades para montar o plano, procure o auxílio de consultores especializados. Vale ressaltar que um planejamento de negócios bem feito aumenta significativamente as chances de atingir o sucesso, pois, evita que processos tenham que ser refeitos.

Defina os produtos e serviços a serem oferecidos

O mercado pet é muito amplo e apresenta uma série de possibilidades. Ao abrir um pet shop, é importante que o empresário defina a sua área de atuação e mantenha o foco. Ele pode começar com um pet shop pequeno, que ofereça rações, roupinhas e serviços básicos de banho e tosa. Ou, caso ele prefira, é possível montar uma empresa maior e mais completa, que disponibilize brinquedos, massagem canina, dog walker e até hotel para os animaizinhos.

Cuide das questões burocráticas

Antes de abrir as portas do seu pet shop, providencie toda a documentação necessária para legalizar a empresa. Nesse sentido, é indispensável procurar o conselho regional de medicina veterinária da sua região, a prefeitura municipal, a vigilância sanitária e também o ministério da agricultura. Se você pretende que sua loja comercialize animais silvestres, é preciso conseguir uma licença do IBAMA.

Escolha o ponto comercial adequado

Outro aspecto crucial para o sucesso do seu negócio é escolher um ponto comercial que favoreça as atividades da empresa. Veja se o imóvel possui espaço suficiente, verifique se comporta reformas para ampliações futuras, analise se o ambiente possibilitará o bem-estar dos animais e se pode ser adaptado para oferecer conforto aos clientes. É necessário também que o pet shop seja bem localizado, acessível e situado em uma área pavimentada.

Monte a equipe

A depender do porte da empresa e dos serviços oferecidos no pet shop, contrate os colaboradores para trabalharem no negócio. Seja criterioso na escolha dos profissionais, analise os currículos cuidadosamente e faça as entrevistas sem pressa. De modo geral, pet shops em estágios iniciais de implantação precisam de atendentes, veterinários, cuidadores e um gestor. Com as contratações concluídas, invista em treinamento.

Use a tecnologia a seu favor

Para que seu pet shop comece com o pé direito, conte com ajuda da tecnologia para modernizar os processos de atendimento e gerenciamento. Use um sistema de gestão específico para pet shops, clínicas veterinárias e hospitais veterinários. É uma alternativa para fgerir o relacionamento com os clientes, facilitar a administração do pet shop e manter o negócio organizado.

Fonte: Vetus