6 dicas para quem está pensando em montar um pet shop

Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição no mercado mundial voltado para bichinhos de estimação. E não é para menos! Nosso país tem uma população de mais de 50 milhões de cães e gatos.

Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição no mercado mundial voltado para bichinhos de estimação. E não é para menos! Nosso país tem uma população de mais de 50 milhões de cães e gatos. Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o setor apresenta um crescimento de, em média, 17% ao ano. Além disso, o faturamento anual passa de 15 bilhões de reais. Lucrativo e promissor, esse segmento tem atraído milhares de empreendedores. Se você faz parte desse grupo e, pretende, em breve, montar um pet shop para chamar de seu, não dê o próximo passo sem conferir as nossas dicas!

Planeje o seu negócio

O primeiro passo para fazer o seu empreendimento dar certo é montar um bom plano de negócios. Esse plano deve conter um estudo de mercado (potencialidades, limitações, concorrência), perfil do público-alvo, metas de curto a longo prazo, projeções financeiras, cálculos de custos, além de estratégias para o alcance dos objetivos. Tudo deve estar na ponta do lápis e, se você tiver dificuldades para montar o plano, procure o auxílio de consultores especializados. Vale ressaltar que um planejamento de negócios bem feito aumenta significativamente as chances de atingir o sucesso, pois, evita que processos tenham que ser refeitos.

Defina os produtos e serviços a serem oferecidos

O mercado pet é muito amplo e apresenta uma série de possibilidades. Ao abrir um pet shop, é importante que o empresário defina a sua área de atuação e mantenha o foco. Ele pode começar com um pet shop pequeno, que ofereça rações, roupinhas e serviços básicos de banho e tosa. Ou, caso ele prefira, é possível montar uma empresa maior e mais completa, que disponibilize brinquedos, massagem canina, dog walker e até hotel para os animaizinhos.

Cuide das questões burocráticas

Antes de abrir as portas do seu pet shop, providencie toda a documentação necessária para legalizar a empresa. Nesse sentido, é indispensável procurar o conselho regional de medicina veterinária da sua região, a prefeitura municipal, a vigilância sanitária e também o ministério da agricultura. Se você pretende que sua loja comercialize animais silvestres, é preciso conseguir uma licença do IBAMA.

Escolha o ponto comercial adequado

Outro aspecto crucial para o sucesso do seu negócio é escolher um ponto comercial que favoreça as atividades da empresa. Veja se o imóvel possui espaço suficiente, verifique se comporta reformas para ampliações futuras, analise se o ambiente possibilitará o bem-estar dos animais e se pode ser adaptado para oferecer conforto aos clientes. É necessário também que o pet shop seja bem localizado, acessível e situado em uma área pavimentada.

Monte a equipe

A depender do porte da empresa e dos serviços oferecidos no pet shop, contrate os colaboradores para trabalharem no negócio. Seja criterioso na escolha dos profissionais, analise os currículos cuidadosamente e faça as entrevistas sem pressa. De modo geral, pet shops em estágios iniciais de implantação precisam de atendentes, veterinários, cuidadores e um gestor. Com as contratações concluídas, invista em treinamento.

Use a tecnologia a seu favor

Para que seu pet shop comece com o pé direito, conte com ajuda da tecnologia para modernizar os processos de atendimento e gerenciamento. Use um sistema de gestão específico para pet shops, clínicas veterinárias e hospitais veterinários. É uma alternativa para fgerir o relacionamento com os clientes, facilitar a administração do pet shop e manter o negócio organizado.

Fonte: Vetus

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais