6 quilômetros de regras tributárias

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário colocou mais luz no quanto é difícil gerir uma empresa hoje no país. Surpreendentes, os números, de uma certa forma, até parecem…

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário colocou mais luz no quanto é difícil gerir uma empresa hoje no país. Surpreendentes, os números, de uma certa forma, até parecem irreais. Mas não são. Vinte e dois anos depois da Constituição, 249.124 normas tributárias foram editadas – quase seis por hora, com predominância de novas regras pelos municípios. Se isso não bastasse, ainda tem mais, pois 18.409 (7,4%) estão em vigor. E o resto?

– É um conjunto desordenado de assuntos, tornando quase impossível que o cidadão conheça e entenda seu conteúdo – critica o coordenador do IBPT, Gilberto Amaral.

Diante da grande quantidade de normas, as companhias gastam R$ 42 bilhões por ano para manter pessoal, sistemas e equipamentos para acompanhar as mudanças nas leis. E o IBPT mostra que, hoje, as empresas devem cumprir 3.422 normas, ou 38.429 artigos, 89.540 parágrafos, 286.296 incisos e 37.660 alíneas. Ufa, o equivalente a 5,9 quilômetros de normas, se estivessem impressas em papel A4.

Veja também

    Noticias

    Grandes empresas marcam presença na Feira Brasileira do Varejo

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA mobiliza a imprensa para a FBV 2025

    Veja mais
    Noticias

    Um ano após a enchente, varejistas ainda enfrentam desafios e buscam reinvenção

    Veja mais