61% dos brasileiros interagem com as marcas

Interação acontece no Facebook, segundo pesquida da rede social com o Instituto Ipsos

A cada 5 brasileiros 3 interagem com as marcas via Facebook, segundo pesquisa da rede social feita pelo Instituto Ipsos divulgada hoje (20).

O estudo mostra que, entre os países pesquisados na América Latina, o Brasil é aquele com maior percentual de interação com as marcas: 61% contra 53% dos mexicanos, 52% dos chilenos, 48% dos colombianos e 47% dos argentinos.

Para a pesquisa, o Ipsos considerou interação como “ler conteúdos, olhar páginas, interagir com celebridades/figuras públicas, curtir uma marca ou empresa, comentar ou compartilhar seus conteúdos”.

“As pessoas consomem marcas dentro do Facebook mas, obviamente, desde que o conteúdo esteja alinhado com os interesses delas. A importância da segmentação por parte das marcas é relevante para que possam pensar em conteúdos que atendam a essas pessoas”, disse, em nota, Antonio Barczinski, gerente de pesquisas do Facebook para América Latina.

O levantamento mostrou ainda que 67% dos brasileiros são influenciados por marcas ou ações de amigos. Neste quesito, os chileinos estão no topo, com 68%; argentinos, com 56%; chilenos, com 68%; colombianos, com 62%; e mexicanos, com 56%.

38% dos brasileiros visitam páginas de marcas, 36% leem o conteúdo delas, 44% curtem uma marca ou negócio e 38% compartilham ou comentam o conteúdo. Ainda entre os brasileiros, 41% leem continuamente conteúdos de marcas no Facebook.

“As empresas devam se envolver na criação de estratégias para conversão de vendas e branding. Aqui no Facebook, a nossa aposta está no storytelling, especialmente em vídeo, uma vez que já contamos com mais de 1 bilhão de visualizações deste formato na plataforma diariamente em todo o mundo. O vídeo é hoje uma das mais poderosas ferramentas de envolvimento da audiência, capaz de ser entregue onde cada um dos usuários está (no celular, tablet) e no lugar onde ele passa mais tempo: o feed de notícias”, completa.