7 tendências que irão influenciar o varejo brasileiro em 2016

Mudanças no cenário de 2016 que você deve saber, e não estamos falando da economia.

1. E-commerce: novos concorrentes – as cinco maiores empresas de e-commerce no Brasil, detém, juntas, mais de 50% do comércio eletrônico nacional. Outros varejistas estão finalmente direcionando seus negócios para ampliar a participação no mundo digital, oferecendo novas e mais fortes opções aos clientes. Gigantes do varejo têm aumentado seus investimentos no e-commerce para fortalecer as transações de venda e a imagem das suas lojas virtuais.

2. Mais saúde, bem-estar e beleza – a preocupação com a aparência e a longevidade não param de crescer e serão ainda mais fortes em 2016. Produtos, serviços e imagem associados com esse tema são valorizados pelos consumidores. O que começou como um movimento segmentado no mercado com vários produtos e varejistas atuando em nichos, será expandida em novos negócios e opções no mercado.

3.Ampliação das tecnologias de Smartphones – com o aumento do número de aparelhos Smartphones, também se ampliam as soluções de compra de produtos e serviços através do aparelho. Inúmeros varejistas têm projetos de desenvolvimento de aplicativos próprios para serem lançados em 2016 e ampliam a interação dos clientes com as marcas. Também serão ampliadas as tecnologias que reconhecem o Smartphone dos clientes no ponto de venda. Os recursos tecnológicos vão, desde ações de marketing oferecendo promoções ou enviando mensagens, até integrar o cartão de crédito ou a conta do telefone para efetuar pagamentos através do aparelho de bolso.

4.Maior uso de dados dos clientes – os varejistas têm desenvolvido formas de encontrar e usar dados dos clientes para promover a marca. Como as conexões eletrônicas deixam rastros, os varejistas estão se especializando em usar estes dados dos clientes para gerar negócios. O uso das redes sociais ou a localização do Smartphone irão originar ações de marketing precisas para promover produtos em loja, ampliar os programas de fidelidade, aumentar o tráfego em locais específicos e assim por diante. Hoje, novos aparelhos e softwares para ponto de venda já integram várias fontes de dados com origens diferentes, inclusive mídias sociais e GPS, facilitando o trabalho de marketing dos varejistas.

5.Ampliação da experiência de compra – varejistas estão aprendendo como usar o processo de compra para fortalecer a imagem da marca e gerar marketing de recomendação entre os clientes. Lojas virtuais estão tornando o processo de compra mais fácil e intuitivo, enquanto as lojas físicas fortalecem a percepção sensorial do ambiente e a experiência interativa com a marca. A estratégia até ganhou uma sigla, CX (Customer eXperience), e já denomina até um cargo em algumas redes de loja.

6.Fortalecimento do mercado local – com a dificuldade crescente de movimentação nos grandes centros e o surgimento de vários shopping centers em cidades de menor porte, o comércio local ganhará força crescente. Na maioria das cidades, não é preciso andar muito, ir até o centro da cidade ou num shopping específico para alcançar uma marca ou comprar um produto. O comércio tem aumentado sua capilaridade e irá fortalecer as comunidades, principalmente as vizinhanças. Operar estratégias de marketing local e se relacionar bem com a comunidade, serão ações orbiagtórias para a sobrevivência das lojas nos bairros e nas cidades menores.

7.Long, Long, Long Tail – o aumento do consumo no Brasil, criou pequenos e lucrativos nichos de mercado, principalmente para os pequenos e médios negócios. Numa segunda fase de desenvolvimentos, os nichos de mercado estão se especializando e aumentando a sua competitividade. A expressão “Long Tail”, ou Calda Longa, ganhou popularidade no varejo como uma estratégia de vender uma grande variedade de produtos em pequenas quantidades, normalmente para nichos de mercado. O termo ficou famoso através do escritor Chris Anderson no livro de mesmo nome lançado em 2006. Prepare-se para um varejo ainda mais especializado em nichos de mercado.

Fonte: Rakuten

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais