8 dicas para o comércio enfrentar a crise
Na crise é que estão as grandes oportunidades. Para isso, é preciso calma para se adequar à nova realidade do mercado, cuidado redobrado com os clientes e a qualidade dos produtos e serviços e otimização da gestão.
Na crise é que estão as grandes oportunidades. Para isso, é preciso calma para se adequar à nova realidade do mercado, cuidado redobrado com os clientes e a qualidade dos produtos e serviços e otimização da gestão.
Confira estas e outras dicas que vão te ajudar a alavancar o negócio mesmo em tempo de crise:
1) Calma e racionalidade para tomar decisões
Evite tomar decisões precipitadas e emocionais, especialmente relacionadas a tomada de crédito!
2) Clientes já conquistados estão em primeiro lugar
Fortaleça sua posição de mercado, junto aos grupos de clientes que já atende, antes de pensar em diversificação.
3) Controle é o segredo
Organize sua empresa, começando pelo estoque e controles financeiros. Identifique desperdícios.
4) Corte despesas sem reduzir a qualidade
Analise sua estrutura e corte despesas que não prejudiquem a entrega de valor aos seus clientes. Evite diminuir serviços e
qualidade.
5) Conheça o cliente
Estreite o relacionamento com seu cliente. Entenda seus medos e desejos.
6) Tenha sempre opções mais baratas
Neste cenário, o consumidor fica mais sensível a promoções. Ofereça opções mais baratas ou marcas mais populares.
7) Mantenha a equipe motivada
Cuide da motivação de sua equipe. Defina metas desafiadoras, mas crie condições e premie o sucesso! Para melhorar a
produtividade, inove os processos e reduza tempos, ou seja, simplifique e desburocratize.
8) Invista na comunicação
Ninguém vende sem divulgação! Seja eficiente e criativo. Use canais de comunicação mais simples e diretos.
Fonte: Sebrae-SP