9 maneiras de construir uma franquia forte
Para que a sua rede tenha sucesso, você precisa ter uma comunidade de pessoas engajadas e inspiradas
Uma rede de franquias forte depende de uma comunidade de pessoas alinhadas com a cultura e o propósito da marca. Isso inclui não só os franqueados, mas também a equipe da franqueadora. Os nove itens abaixo ajudam a construir uma rede sólida e longeva. As dicas fazem parte do livro Franchise Bible, de Rick Grossmann, e foram publicadas no site Entrepreneur.
1. Construa um time de suporte às franquias
A equipe responsável por atender aos franqueados será o cerne da sua comunidade. Da mesma maneira que um técnico ajuda o time das laterais do campo, a equipe de consultores irá guiar os franqueados nas suas funções. É importante, portanto, que os profissionais do suporte entendam os objetivos da empresa e sejam alinhados com a cultura do negócio. Eles devem liderar pelo exemplo e registrar por escrito toda comunicação com o franqueado.
2. Use a tecnologia para treinamentos
Hoje não é mais preciso reunir os franqueados em um mesmo lugar para fazer treinamento ou mesmo usar o telefone para dar suporte. É possível fazer conferências via web para passar novidades ou tirar dúvidas. Dessa forma, os franqueadores podem disseminar as informações e os franqueados conseguem aplicar o novo conhecimento imediatamente.
3. Defina a matriz do candidato ideal
A partir do momento em que você tem um conjunto de franqueados que estejam em operação há algum tempo, já consegue organizar quais são as características que dão certo na rede. Use esse modelo para adicionar os melhores candidatos à rede – aqueles que complementem bem o time que você está montando. O franqueado ideal deve ser capaz de fazer sugestões e propostas, mas não somente baseadas no achismo. As teorias devem ser comprovadas na prática antes de serem disseminadas por toda a rede.
4. Ajude os franqueados no lançamento da unidade
A área de expansão da rede tem a importante função de escolher os melhores candidatos entre todos os interessados e curiosos. Estruture um processo seletivo que sirva de guia para os prospects. Encare isso como uma venda consultiva e evite pressionar o candidato. Quanto melhor for o “match” entre as duas partes, maior será o sucesso do franqueado.
5. Dê apoio na escolha do ponto comercial
Se a localização é um fator importante para as suas franquias, você precisa auxiliar o franqueado na busca por esse lugar. Muitos franqueadores dão ao franqueado a missão de levantar as informações preliminares dos pontos. Dessa forma, ele se familiariza com a região e divide com o franqueador a responsabilidade da escolha. Um bom corretor, que conheça as necessidades do negócio, pode ser um investimento interessante.
6. Aprenda a planejar e coordenar eventos
As convenções e as reuniões são fontes de inspiração e de crescimento para toda a comunidade. Organize-se com antecedência para cada um deles. Veja se vale a pena contratar um coordenador profissional e escolha uma equipe de produção de qualidade. Não importa o tamanho da reunião, os participantes devem ter sempre uma boa impressão no final.
7. Crie um dia de descoberta
Uma prática comum nos Estados Unidos é oferecer ao candidato um discovery day. Trata-se de um evento de um dia para receber o futuro franqueado e apresentá-lo à equipe e à marca. Geralmente, essa visita ocorre antes de o interessado tomar a decisão final sobre a compra da franquia.
8. Monte um conselho consultivo
Esse grupo de franqueados – que não deve ter poder de decisão, somente de aconselhamento – é formado por donos de lojas eleitos ou escolhidos. É possível determinar períodos fixos para a atuação dessas pessoas, trocando-as depois de um tempo. O conselho irá trazer novas ideias e tópicos que devem ficar no radar do franqueador.
9. Desenvolva um programa de excelência
Desde o começo da rede, estruture um programa de incentivo para os franqueados. Estabeleça metas ou competições, como maior faturamento, crescimento ou satisfação do cliente. Os prêmios podem ser pequenas quantias ou, se o orçamento permitir, viagens, por exemplo.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios