A Capital de frente para o seu porto

Nascido em Madri e morador de Barcelona, o urbanista espanhol Fermín Vázquez, 48 anos, sócio-fundador do escritório b720, conheceu Porto Alegre neste ano e se impressiou com sua orla. Ele viu nos galpões…

Nascido em Madri e morador de Barcelona, o urbanista espanhol Fermín Vázquez, 48 anos, sócio-fundador do escritório b720, conheceu Porto Alegre neste ano e se impressiou com sua orla. Ele viu nos galpões abandonados e no Guaíba escanteado o mesmo potencial que mudou Barcelona e Valência, duas importantes cidades da Espanha.

Vázquez foi um dos responsáveis pelo primeiro projeto de renovação, selecionado pelo governo do Estado, que serviu de base visual para futura área portuária da Capital. Agora, integra o consórcio que deverá executar a obra que mudará a cara de Porto Alegre. Vázquez se uniu ao renomado urbanista Jaime Lerner – ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná. O espanhol se debruçou na questão de acessibilidade, tentando conectar a cidade ao cais. O muro da Mauá, que há 40 anos separa o porto dos moradores da Capital, foi seu principal desafio. O destino da parede de concreto surpreende – uma cortina de água do lado da cidade e uma cobertura vegetal do lado da orla. ZH conversou com Lerner . Confira ao lado trechos da entrevista.

Veja também

    Noticias

    Comércio de Porto Alegre pode abrir no dia 2 de novembro

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Curso Estratégia de Vendas para o Natal é promovido pela Entidade

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Palestra Especial elege estratégia em vendas como foco principal

    Veja mais