A Capital de frente para o seu porto

Nascido em Madri e morador de Barcelona, o urbanista espanhol Fermín Vázquez, 48 anos, sócio-fundador do escritório b720, conheceu Porto Alegre neste ano e se impressiou com sua orla. Ele viu nos galpões…

Nascido em Madri e morador de Barcelona, o urbanista espanhol Fermín Vázquez, 48 anos, sócio-fundador do escritório b720, conheceu Porto Alegre neste ano e se impressiou com sua orla. Ele viu nos galpões abandonados e no Guaíba escanteado o mesmo potencial que mudou Barcelona e Valência, duas importantes cidades da Espanha.

Vázquez foi um dos responsáveis pelo primeiro projeto de renovação, selecionado pelo governo do Estado, que serviu de base visual para futura área portuária da Capital. Agora, integra o consórcio que deverá executar a obra que mudará a cara de Porto Alegre. Vázquez se uniu ao renomado urbanista Jaime Lerner – ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná. O espanhol se debruçou na questão de acessibilidade, tentando conectar a cidade ao cais. O muro da Mauá, que há 40 anos separa o porto dos moradores da Capital, foi seu principal desafio. O destino da parede de concreto surpreende – uma cortina de água do lado da cidade e uma cobertura vegetal do lado da orla. ZH conversou com Lerner . Confira ao lado trechos da entrevista.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais