A diferença entre atender ou não às necessidades dos clientes

Não é mais novidade que o segmento varejista mudou. Aliás, mais do que isso, o consumidor já não é mais o mesmo. Sua visão e demanda por produtos e serviços mudaram. Quem não acompanhar essa forte tendência de mercado, corre o risco de ficar para trás e, pior, fechar as portas.

Mas como suprir as necessidades desse novo consumidor? A resposta para essa pergunta não é nenhuma novidade: personalização. Com ela, as empresas terão a capacidade de oferecer produtos e serviços exclusivos, atendendo aos desejos e às necessidades dos clientes. A personalização confere ao lojista a possibilidade de dar aos consumidores algo que realmente se encaixe às suas expectativas.

Não tem como fugir. Ou o varejista começa a trabalhar para realizar tal tarefa de forma correta, ou estará fadado ao esquecimento do consumidor. Então, o melhor a fazer é aprimorar o conhecimento sobre o cliente. É necessário sair do lugar comum.

O atendimento dos vendedores, por exemplo, precisa ser mais pessoal, mais atento, mais bem disposto e, acima de tudo, mais funcional. Ao fazer promoções em sua loja, elas devem oferecer aquele produto que o cliente sempre quis comprar, mas, por alguma razão, nunca pôde. O caminho é simples.

No entanto, a personalização só irá funcionar a partir do momento que o setor varejista entender que nenhum cliente é igual ao outro. Assim como você, o consumidor também tem vontades e características únicas a ele. Preste atenção aos detalhes e sinta a diferença!

Assista o vídeo de Eduardo Tevah, no “Intensivo em Vendas”, com dicas para os profissionais do varejo.