“A experiência a oferecer aos clientes é o grande diferencial competitivo do varejo”, afirmou Fernanda Schaan no Café com Lojistas

Evento, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, foi realizado nesta quarta-feira (19) com palestra da arquiteta especialista em varejo Fernanda Schaan

A arquiteta especialista em varejo e redes empresariais,…

Evento, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, foi realizado nesta quarta-feira (19) com palestra da arquiteta especialista em varejo Fernanda Schaan

A arquiteta especialista em varejo e redes empresariais, Fernanda Schaan, palestrou para um auditório repleto de empresários que estiveram na edição de agosto do Café com Lojistas. Os participantes acompanharam as explicações sobre o tema “Varejo: tendências e estratégias”, que tratou de aspectos importantes para fomentar a competitividade no mercado e melhorar a experiência de compra do consumidor.

Na ocasião, a palavra da vez foi “experiência”. Segundo Fernanda, o varejo deve apostar em práticas que permitam experiências únicas, tanto na busca por novos clientes quanto na fidelização dos antigos: “esse é o diferencial competitivo do varejo, a personalização é uma grande estratégia. Isso vale para o atendimento, para a exposição e para a gestão da loja. As pessoas não compram mais produtos, elas querem ser encantadas”, aponta.

Para ela, o comportamento de consumo não está somente ligado à classe social ou à faixa etária, uma nova classificação do comportamento de consumo ligada ao uso de smartphones também deve ser considerada. “O lojista deve se conectar com o cliente, e para isso não são necessários grandes investimentos. As redes sociais podem ser muito úteis para conhecer o seu público, são ferramentas de baixo custo que dão grande retorno para saber com quem você está falando”, pontuou.

Fora da internet, a inovação no ponto de venda contribui muito para atrair o consumidor e fazê-lo entrar na loja. “Surpreender no layout e na exposição do produto são fatores decisivos. O ponto de venda não pode ser estático, precisa estar sempre mudando. Materiais como adesivos, lonas e iluminação custam pouco e podem transformar o ambiente”, disse a arquiteta.
Além disso, Fernanda enfatizou a importância de trabalhar com ferramentas tecnológicas. E lembrou que, independente do grau que é aplicada, a tecnologia moderniza o varejo e tem conquistado cada vez mais espaço.

Soluções como os Beacons, que proporcionam a interação com o cliente através do celular considerando a sua localização, e o sistema RFID (identificação por radiofrequência), que otimiza o controle de estoque, foram citadas durante a palestra. “Essas são outras formas de enxergar e conversar com o cliente, além de facilitar os processos internos do seu negócio. Todo esse crescimento gera benefícios para a loja e também para o consumidor, que passa a ter atendimento qualificado e de última geração”, concluiu.

O próximo Café com Lojistas, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre já está com as inscrições abertas. O evento será realizado no dia 16 de setembro e terá como tema “Varejo sustentável: como transformar teoria em prática”, com Vanessa Gomes, Relações Públicas e especialista em gestão do ambiente e sustentabilidade. Mais informações pelo e-mail cursos@sindilojaspoa.com.br ou pelo telefone 51 3025.8300.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais