“A experiência física gera mais lembranças para a sua marca do que a digital”

No painel O que é não fidelidade? Ferramentas práticas para agregar valor às experiências, reflexão sobre a importância da memória afetiva do cliente para fidelizar uma marca foi a pauta

Crédito: Larry Silva

Fazer o básico bem feito e ter em mente que os ambientes físico e digital são complementares, quando bem utilizados pelas empresas, pode fazer toda a diferença. Esta frase resume o bate-papo na tarde de hoje (26/05) entre a CEO LATAM da L-founders of loyalty, Beatriz Ramos e a fundadora e CEO da Belong be, Simone Sancho, durante a 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, na FIERGS.

Com o tema O que é não fidelidade? Ferramentas práticas para agregar valor às experiências, as empresárias discorreram sobre algumas práticas que não devem ser feitas pelas lojas, bem como àquelas que podem alavancar suas vendas. Beatriz Ramos contou que o esforço físico, ou seja, a compra “in loco” gera mais lembranças para uma marca do que a experiência digital. “O digital não é tudo”, afirmou. Indo ao encontro dessa constatação, Simone Sancho acrescentou que o poder do básico ainda é muito forte. “O básico deve ser bem feito e pensado pela cabeça do consumidor, não pela do empresário”, salientou.

A dinâmica de proporcionar ao cliente experimentar diferentes formas de conhecer novos produtos pode fidelizá-lo e impactá-lo de uma maneira permanente. Simone citou como exemplo uma ação feita por ela no qual as pessoas recebiam um “passaporte” carimbado com um beijo e com este documento podiam almoçar em um restaurante próximo, ir a uma sorveteria e depois em uma loja de produtos de beleza. “Essas dinâmicas podem fazer toda a diferença, pois o cliente será impactado positivamente”, destacou.

Em relação ao que não é fidelidade e que muitas companhias acreditam, equivocadamente, que cativam os clientes desta forma, as empresárias listaram algumas sugestões do que não fazer. Ter que “obrigar” o cliente a ler diversas vezes em um aplicativo, colocar uma mesma meta para pessoas que consomem/gastam diferentes valores, não subestimar as pessoas, não traçar perfis diferenciados, ser menos burocrático e complexo. Beatriz finalizou ressaltando que 80% do faturamento das empresas é oriundo de 20% dos clientes, ou seja, “foque na galinha dos ovos de ouro”, sugeriu.

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.