A retomada dos pequenos negócios aumenta a arrecadação do Simples Nacional

O setor do comércio possui um alto número de MEIs

A arrecadação do Simples Nacional registrou um aumento de 12,54% de janeiro a dezembro de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021, com um volume de R$ 157 bilhões, segundo o portal R7.

O resultado mostra a retomada dos pequenos negócios após a crise gerada pela pandemia da Covid-19. Com isso, a arrecadação das contribuições previdenciárias aumentou. Parte das empresas que fazem parte do regime Simples Nacional são pequenos prestadores de serviços e, no período pós pandemia, estas empresas, devido à facilidade de organização e rapidez, tiveram uma retomada mais rápida nas atividades.

Adesão ao Simples Nacional

De acordo com dados da Receita Federal, em janeiro de 2023 foram realizadas 417.108 solicitações de opção pelo Simples Nacional, sendo 132.831 aprovadas. Outras 261.212 dependem de regularização de pendências e 23.065 solicitações foram canceladas a pedido do contribuinte. O resultado final ainda deve ser divulgado na 2ª quinzena de fevereiro.

As Micro e Pequenas Empresas (MEP) já são responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) no país, com um faturamento que chega a R$ 3 trilhões por ano.

O setor de serviços é o que mais possui Micro e Pequenas Empresas (MEP) e Microempreendedores Individuais (MEIs), com mais da metade dos cadastros ativos no país. Também se destacam o comércio, a indústria e a construção civil.

Uma dica para o planejamento tributário

O ideal é que o empreendedor faça um planejamento antes de optar pelo sistema tributário que melhor se adeque às suas necessidades.

Apesar de ser vantajoso para a grande maioria das micro e pequenas empresas, existe uma parcela de empresas para as quais a adesão ao Simples pode significar um imposto maior a ser pago.

Por isso é recomendado que os empresários busquem planejar e o auxílio de um profissional para fazerem a melhor escolha.

O associado do Sindilojas Porto Alegre tem o benefício de opções de consultorias e assessorias pata o teu negócio. Acesse aqui e saiba mais.