A terceira onda do varejo e o que isso significa para sua marca

Para 2018, espera-se que China e Estados Unidos vendam mais de 1,5 trilhão de dólares somente via e-commerce, segundo o site eMarketer. Para o Brasil, essa expectativa é de 26 bilhões de dólares, sendo ainda significativa e colocando o país entre os dez maiores do e-commerce mundial.

Para 2018, espera-se que China e Estados Unidos vendam mais de 1,5 trilhão de dólares somente via e-commerce, segundo o site eMarketer. Para o Brasil, essa expectativa é de 26 bilhões de dólares, sendo ainda significativa e colocando o país entre os dez maiores do e-commerce mundial. Com esses dados, dá para perceber que existe uma tendência cada vez mais forte de o varejo mudar de lugar, ocupando a internet com mais relevância. Isso se deve principalmente à chamada terceira onda do varejo, responsável por transformações importantes agora e nos próximos anos.

Confira a seguir o que é a terceira onda do varejo e o que ela significa para sua marca.

A terceira onda do varejo
A terceira onda do varejo, ou onda digital, é um termo utilizado para designar as modificações que o varejo vem experimentando nos últimos anos graças à tecnologia em geral. Com cada vez mais transações sendo realizadas de maneira digital e com os interesses dos consumidores mudando, essa terceira onda gera impactos diretos em como se vende e para quem se vende.

Para muitos especialistas, essa terceira onda também diz respeito ao oferecimento de novos serviços financeiros por parte das empresas varejistas. É o caso dos cartões de crédito próprios da marca, assim como o oferecimento de vales para presente, por exemplo. Com essa nova onda, do varejo digital, os consumidores têm à disposição um número praticamente ilimitado de opções, já que tudo está a apenas um clique de distância.

Além disso, esqueça o horário comercial, porque agora o consumidor está muito mais independente e pode realizar as compras que deseja no horário que lhe for mais conveniente. Somado à maior integração, também existe a maior oferta no mercado e, possivelmente, uma menor demanda. Isso faz com que as marcas precisem competir ainda mais em busca de um consumidor que agora experimenta empoderamento.

O varejo digital e as consequências no mercado de varejo
Como as mudanças são tão aceleradas e intensas, espera-se que o principal efeito dessa onda seja causar uma transformação completa e uma evolução bastante acelerada e profunda do mercado de varejo. Isso significa que a terceira onda do varejo tem um grande potencial de mudar como o setor é feito de maneira definitiva e em todo o mundo, fortalecendo o grande mercado de varejo digital que já existe.

Embora seja improvável a eliminação completa e definitiva das lojas físicas, existe uma tendência de que o varejo esteja cada vez mais na ponta dos dedos dos clientes e menos na loja ao lado. Com isso, aumenta-se a disponibilidade de produtos e ofertas visando à maximização das vendas.

O novo posicionamento da marca no varejo digital
Como o consumidor mudou, a marca também precisa mudar para garantir que seus resultados continuem existindo e melhorando. Com isso, é muito importante que a sua marca agora se preocupe em criar um relacionamento com o cliente, fazendo com que ele se decida pela compra. Fornecer conteúdo e nutrir o potencial cliente garante uma ajuda em todo o processo de compra e aumenta a segurança na hora da decisão.

Assim, com essa nova onda, é preciso dar mais do que uma oferta, e sim uma experiência para o cliente. O ajuste às novas mídias, como as redes sociais, também garante que a empresa possa obter resultados melhores. É preciso que a marca se posicione de forma a se comunicar diretamente com o cliente, além de adotar uma postura valiosa, sendo esse o primeiro passo para um relacionamento frutífero. A terceira onda do varejo possui impactos diretos na relação entre consumidor e varejo, fazendo com que tudo fique mais globalizado, amplo e competitivo.

Com isso, é preciso um posicionamento de relacionamento para atrair e capturar o cliente, assim como o seu alcance em outras plataformas, como mídias sociais diversas. Ao ajustar seu posicionamento, a sua marca é capaz de atingir os clientes de maneira mais eficiente e também de se adaptar à nova realidade.

O que você acha dessa terceira onda do varejo, a onda do varejo digital? Como ela tem impactado sua marca? Comente e aproveite para ler o post 4 rebrands para você se inspirar para manter sua marca atualizada com as transformações.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais