Acessibilidade e segurança são pauta de reunião no Sindilojas Porto Alegre

A Entidade realizou reunião de diretoria nesta terça-feira, 29, com a presença dos convidados Raul Cohen, secretário da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis) e do Major André…

A Entidade realizou reunião de diretoria nesta terça-feira, 29, com a presença dos convidados Raul Cohen, secretário da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis) e do Major André Luiz Nickele Córdova, comandante interino do 9º BPM de Porto Alegre.

Na ocasião, o secretário Cohen apresentou as ações e projetos da Secretaria em prol da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, para que possam realizar suas atividades de forma segura e adequada. Segundo ele, foi realizado um trabalho junto a shoppings da Capital a fim de que os estabelecimentos se adequassem ao número obrigatório de vagas de estacionamento reservadas a este público. Além disso, até o final do ano serão instaladas 84 botoeiras sonoras em semáforos e calçadas serão rebaixadas, a fim de facilitar a travessia de cadeirantes e pessoas com problemas de locomoção. Alguns projetos da secretaria estão aguardando aprovação e foram apresentados como um exemplo de tecnologia utilizada a serviço da cidadania. Um exemplo disso é o DPS 2000, sistema que avisa o deficiente visual da proximidade do ônibus que ele está esperando. “Já realizamos testes com usuários em linhas da Capital e eles ficaram encantados. Com isso estamos dando mais autonomia e segurança para a população”, afirma Cohen.

O secretário ainda mencionou a dificuldade enfrentada pelas empresas no cumprimento da Lei nº 8.213/91, que dispõe sobre a contratação de deficientes e pessoas com deficiência. “As empresas oferecem colocação, mas falta gente para ocupar as vagas”, diz. Nesse sentido, Cohen alerta também para o fato de que é importante que a empresa esteja preparada para receber esse funcionário. “Há cursos gratuitos de libras, por exemplo, que podem ser feitos pelas equipes das empresas que vão receber deficientes auditivos”, afirma. Para mais informações sobre estas capacitações, é necessário fazer contato com a Secretaria.

Por fim, falou-se na possibilidade de um convênio entre Smacis e Sindilojas Porto Alegre para preenchimento de vagas para portadores de deficiência e capacitação destes trabalhadores através do Geração Varejo.

Segurança no Centro aumenta após Nextel

Em 2010 o Sindilojas Porto Alegre realizou a doação de 50 aparelhos Nextel para o 9º batalhão da Brigada Militar da Capital. Durante a reunião de diretoria desta terça-feira, o Major André Luiz Nickele Córdova revelou que os aparelhos modernizaram o sistema de comunicações do BPM, aumentando a segurança no Centro da cidade, tanto para lojistas quanto para a população em geral. “Tivemos diminuição de 36,5% nos furtos e de 36,8% nos roubos a estabelecimentos comerciais. O Nextel nos dá agilidade”, afirma.

Segundo Córdova, durante as manifestações de junho, em que ocorreram episódios de saques e depredações, a comunicação eficaz entre os diversos atores que trabalharam pela segurança, por meio dos aparelhos Nextel, permitiu que a segunda noite de protestos não causasse tantos prejuízos ao comércio.
A reunião de diretoria endossou a renovação do convênio para manutenção das linhas dos aparelhos.

Foto – Da esquerda para a direita – Major André Luiz Nickele Córdova, Raul Cohen, Ronaldo Sielichow e Major Érico Marcelo Flores.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais