Acessos de internet rápida sobem 46% no país

Telefonia celular de terceira geração (3G) incentivou o crescimento

Os serviços de telefonia celular de terceira geração (3G) incentivaram o crescimento da internet em alta velocidade (banda larga) no Brasil. No ano passado, o número de acessos de internet rápida aumentou 45,9%, chegando a 11,817 milhões. As conexões móveis ficaram com 16,8% do total. No fim de 2007, eram apenas 7,4%.

— Muita gente usa o acesso móvel no desktop (computador de mesa), porque onde mora não existe outra opção de tecnologia — disse Mauro Peres, diretor-geral da consultoria IDC Brasil, responsável pelo estudo.

Feito sob encomenda para a Cisco, fabricante de equipamentos de comunicação, o estudo apontou que existiam 5,16 conexões de banda larga por 100 habitantes, comparados a 4,6 no primeiro semestre de 2008. O número está abaixo do de países como Chile (8,5), Argentina (7,8) e Uruguai (5,2).

— Ainda existe um grande espaço para avançar — disse Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil.

O avanço da internet rápida apresentou uma desaceleração no quarto trimestre de 2008, como reflexo da queda nas vendas de computadores.

— Em janeiro e fevereiro (deste ano), o mercado já deu sinais de melhora, incentivado por promoções mais agressivas por parte das operadoras — apontou Peres.

O número de acessos móveis inclui somente modems para navegar nos computadores, sem levar em conta os celulares inteligentes. Para este ano, a previsão é de que o mercado cresça entre 20% e 30%.

Veja também

    Noticias

    Pronampe: 30 bi e carência de 2 anos para empreendedores do RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Governo do RS atualiza lista com municípios em estado de calamidade e postergaç...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA e CDL POA promovem ação para limpeza do Centro Histórico da Capital

    Veja mais
    Noticias

    Cartilha Estado de Calamidade: seguros disponíveis e auxílio reconstrução

    Veja mais