Ações fundamentais na hora do empreendedor crescer

Pare para pensar: qual foi a última vez que você treinou a sua equipe?

O empreendedor que almeja crescer e ampliar o seu negócio, sabe que precisa de colaboradores engajados, funcionários certos e nos lugares certos.

Para receber e atender bem aos clientes externos, é primordial uma atenção redobrada com os clientes internos e um cuidado especial. Confira as cinco ações abaixo:

1) CONTRATAR

  • Atitude: contrate atitude, depois você treina a habilidade. É fundamental perceber se as atitudes do funcionário convergem com os valores da empresa.
  •  Referências: outra dica indispensável é ligar para os empregos anteriores, principalmente para perguntar quais eram os pontos fortes e pontos fracos. Isso é essencial para saber se você suportará aquele defeito. Outro dia mesmo, um líder ligou num emprego anterior e escutou que aquele funcionário era muito engajado com as metas, mas apresentava como ponto negativo seguidos atrasos em reuniões e chegada no trabalho. Há líderes que não se incomodam com o atraso se ele atingir as metas, já para outros, o atraso é inaceitável.
  •  Tendência: fique atento à tendência cada vez maior de substituir os extrovertidos pelos introvertidos, afinal, o primeiro se concentra em falar bastante, já o segundo escuta mais e fala menos, mas de forma mais assertiva.

2) TREINAR

Pare para pensar. Qual foi a última vez que você treinou a sua equipe?

  •  Hábito: lembre-se: só se conquista a excelência com qualificação constante.
  •  Quem: treine os novatos e, principalmente, os veteranos. Quem acha que sabe tudo não sabe nada. Utilize o treinamento como uma ferramenta de desenvolvimento, não apenas um ato de correção.
  •  Como: há várias formas simples e baratas de treinar o pessoal. Pode ser em palestra, curso online, páginas de livros, trechos de filmes (chamado/cine pipoca) e até com mensagens diárias via WhatsApp.
  •  Clima: torne o treinamento um entretenimento, ou seja, agregue conhecimento de uma forma alegre, descontraída e interessante.

3) MONITORAR

O que não é mensurado não pode ser gerenciado. O líder precisa estabelecer metas, apoiar a equipe e cobrar resultados.

O acompanhamento da equipe pelo empreendedor é essencial para que cada colaborador possa saber claramente o que a empresa espera dele e, consequentemente, possa agigantar seu desempenho.

Reuniões participativas com foco na solução colaboram para um maior comprometimento do funcionário e, o monitoramento dos resultados, impede que qualquer uma das partes seja pega de surpresa no caso de uma má performance.

Certa vez, meu ex-chefe disse: “Erik, eu nunca mando ninguém embora, eu apenas comunico o que ele já sabe que vai acontecer”.

4) MOTIVAR

Ninguém motiva ninguém, na verdade, o que ocorre é uma automotivação, mas o líder pode sim criar um ambiente motivador para que as pessoas que atuam com ele possam se automotivar.

Há 3 grupos de pessoas e o líder deve nortear suas ações para cada perfil:

  •  Realização: são aqueles que se motivam com o desafio, são apaixonados por recordes e precisam de fatos novos.
  •  Afiliação: zelam pela harmonia. Não adianta fazer para eles, faça para as pessoas que eles gostam, colegas de trabalho ou familiares.
  •  Poder: buscam crescer na organização. São motivados quando reconhecidos em público e agigantam seus resultados ao serem elogiados.

5) REMUNERAR

A remuneração pode ser, fixa, varável, ou mista, ou seja, parte fica e parte é comissionada. A terceira opção costuma gerar melhores resultados, afinal, contratos baseados pela meritocracia e prêmio por desempenho, costumam impulsionar a performance do colaborador.

Não se limite a pagar uma comissão uniforme. Se possível, comece a variar os percentuais, podendo pagar uma comissão menor para os produtos e serviços de fácil comercialização ou de baixa lucratividade, e ampliando o percentual quando o item tiver uma maior rentabilidade para a empresa.

Seguindo esses 5 passos, a chance de compor uma equipe de sucesso é bem maior para poder delegar, dar autonomia para eles decidirem, afinal, quem pretende crescer sabe que precisa de gente boa para poder delegar. Reter talentos e empoderar a equipe será primordial para quem deseja crescer profissionalmente e alavancar o seu negócio.

Fonte: Portal Administradores

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais