Ações sociais impactam na decisão de compra de 45% dos consumidores

Segundo pesquisa realizada pela GfK, cerca de 45% dos consumidores brasileiros levam em consideração as ações sociais praticadas por uma empresa na hora de decidir pela compra ou não de um produto.

Contudo, de acordo com o diretor- executivo da empresa, Mário Mattos, tais ações não são o item mais importante a influenciar a decisão de compra do consumidor, perdendo para as variáveis preço e marca.

“”O preço é, sem dúvida, a variável mais importante para o brasileiro. Entretanto, a prática ou não de ações sociais tem o poder de agregar, para o consumidor, 25% de valor ao produto a ser adquirido””, analisa.

Perfis
O estudo apontou que as ações sociais atingem especialmente dois grupos de consumidores, batizados de mais sensíveis e intermediários. O primeiro, 12% do total, é formado majoritariamente por indivíduos da classe B, com idade entre 30 e 39 anos e nível superior. Para estes, a presença de alguma ação social alavanca em 70 pontos percentuais a preferência por determinado produto de uma marca específica.

Já o segundo grupo, com 33% do total, são mais jovens, 13 a 29 anos, solteiros, sem filhos, com segundo grau e predominantemente da classe C. Neste caso, o crescimento da preferência gira em torno de 30 p.p.
br> Os outros 55% respondem por aqueles que tais ações não são muito importantes na hora de decidir o que irá comprar. Estes têm entre 40 e 49 anos, primeiro grau incompleto ou completo, muitos trabalham em casa e pertencem, em maior número, à classe D.

Ações
Ainda segundo Mattos, de modo geral, o consumidor brasileiro é mais sensível a ações que beneficiam o setor de saúde. Porém, alerta ele, “”isso depende muito da marca, do produto e do público a ser atingido.””

O diretor ainda lembra que, entre os sensibilizados, a procura por verificar se o produto da empresa da qual pretende comprar se preocupa com questões sociais e ambientais é um padrão, que tende a se repetir independente do objeto de desejo ou aquisição.

A GfK ouviu 1.500 consumidores, entre janeiro e fevereiro de 2009, com idades acima de 13 anos, nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.