Acompanhados de crianças, 44% dos pais gastam mais do que planejam

SÃO PAULO – Adultos acompanhados com crianças em centros de consumo gastam mais. É o que mostra pesquisa realizada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), divulgada na quarta-feira (6).

Em números, 44% dos que vão ao shopping com os pequenos gastam mais do que esperavam. Na cidade de São Paulo esse percentual cai para 39%, mas no Rio de Janeiro a média é maior, de 50%. Para o levantamento, a associação fez entrevistas em oito shoppings nas capitais paulista e carioca. Ao todo, foram entrevistados 1.295 consumidores que estavam acompanhados de crianças, entre julho e agosto deste ano.
Planejamento

O levantamento constatou que a influência das crianças nos gastos dos pais está diretamente relacionada ao planejamento que eles fazem, ou deixam de fazer, antes de sair de casa. Do total dos consumidores consultados, 42% planejam os gastos. Desses, 96% gastam, sendo que 36% gastam mais do que o planejado. Dos que não fazem qualquer planejamento para as visitas aos shoppings (58%), 90% gastam. Desse total, 93% desembolsam com alimentação, 35% em lazer e 13% em compras.
Os paulistas planejam menos os gastos quando saem para ir ao shopping com as crianças do que os cariocas. Dos entrevistados na cidade, 31% planejam e entre os cariocas o percentual sobe para 53%. Dentre os que planejam os gastos, 92% dos paulistas desembolsam dentro do planejado e 99% dos cariocas que planejam os gastos fazem o mesmo. Dentre os que não fazem qualquer planejamento, 91% dos paulistas gastam quando vão ao shopping, contra 89% dos cariocas.
Frequência das visitas

A pesquisa mostra que, em média, 32% dos pais, quando acompanhados dos filhos, vão aos centros de consumo uma vez ao mês. Sem os pequenos, a frequência cai para 31%. Já 37% vão uma vez por semana ao shopping quando estão com os pequenos. Sozinhos, o percentual é de 30%. Dos cariocas acompanhados, 29% vão ao shopping uma vez por semana. Entre os paulistas a maior frequência é de uma vez ao mês (40%). Quando sozinhos, 38% dos cariocas vão aos centros de consumo uma vez por semana, ao passo que 22% dos paulistas fazem o mesmo.