Acordo é fechado para destravar o comércio

Em reunião concluída ontem em Mendoza, na Argentina, durante o encontro de cúpula de presidentes dos países que fazem parte do Mercosul, delegações do Brasil e da Argentina na área de comércio exterior…

Em reunião concluída ontem em Mendoza, na Argentina, durante o encontro de cúpula de presidentes dos países que fazem parte do Mercosul, delegações do Brasil e da Argentina na área de comércio exterior fecharam acordo para normalizar o fluxo de produtos entre as duas nações.

O acerto envolve o ingresso de suínos, móveis, calçados, têxteis, autopeças, pneus, linha branca e máquinas agrícolas para a Argentina, e de automóveis, batata, queijos e vinhos para o Brasil.

As negociações foram feitas entre a secretária de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Tatiana Prazeres, e sua colega argentina, Beatriz Paglieri. Em fevereiro, o país vizinho impôs mecanismo em que obriga o exportador, assim como o importador argentino, a fazer declaração juramentada antes de autorizar o ingresso de produtos. Também fez uso de licenças não automáticas e exigiu aos importadores a venda ao Exterior de produto em igual valor.

Veja também

    Decretos e regrasNoticias

    Regularização de dívidas com a Receita Federal é facilitada em nova lei

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas POA promove encontro para debater percepções do Web Summit 2023 ̵...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Expectativa de vendas na Black Friday satisfez metade dos entrevistados

    Veja mais
    Noticias

    Distância mínima de 50 metros entre comércio e ambulantes é aprovada

    Veja mais