Acreditar na conexão com foco nas pessoas é um enorme diferencial

Diretora de marketing da Wine, Laura Barros, falou sobre o maior clube de assinatura de vinhos do mundo em painel com o tema Marca e Consumidor: valor ao longo do tempo, realizado hoje (24/05), na 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Crédito: Larry Silva

Ser uma empresa cada vez mais conectada, com foco nas pessoas, é o que faz da Wine o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, segundo a diretora de marketing da empresa, Laura Barros. Ela foi palestrante no palco Grandes Resultados, e abordou o tema Marca e Consumidor: valor ao longo do tempo, hoje, durante a 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, na FIERGS.

Fundada em 2008, a Wine possui três unidades de negócio: clube de assinantes (36%), B2B (42%) e Varejo (22%). Segundo Laura, a cada 100 garrafas disponibilizadas no mercado, 15 são da Wine. “Temos um total de 16 mil rótulos à venda no mercado nacional”, revela. Porém, ainda há um enorme potencial de crescimento no Brasil, pois o segmento do vinho é de apenas 10% se comparado ao da cerveja. Conforme a diretora de marketing da empresa, o consumo per capita da bebida no Brasil é de apenas três litros por ano, enquanto que em Portugal o número sobe para 51 litros/ano.

Como proposta de valor, a Wine trabalha com base nos 3C’s: curadoria, conteúdo e comodidade. Até 2019 as lojas eram 100% online, entretanto, nos últimos quatro anos, foram implantadas 17 lojas físicas em 12 cidades no Brasil. Laura contou que estas unidades atendem aos assinantes, pois as vendas são feitas através de um aplicativo e por QR Code, visto que os clientes já têm os dados cadastrados na empresa. Outros diferenciais é que há rótulos que são disponibilizados somente nestes espaços e, caso o cliente prefira fazer o pedido de casa, em um raio de até 10km da loja, a entrega é feita em até duas horas. “É imperativo que o envio seja rápido”, salienta Laura.

A importância das lojas físicas se evidencia quando a diretora de marketing apresenta números que indicam que a metade dos assinantes são atendidos por estas unidades. Ela também disse que, em média, um sócio gasta R$ 94,00 por mês no Clube, porém, este valor aumenta em mais de 40% pois há um incremento com as vendas pelo e-commerce e nos espaços físicos. “Implantamos nas lojas a possibilidade do associado degustar alguns rótulos e isso, normalmente, faz com que o cliente faça um upgrade na sua assinatura”, explica.

Serviço: 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data: 24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário: das 13h às 21h

Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS) Inscrições e ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.