Adiado lançamento do Cadastro Nacional de Empresas

Ao abrir um novo negócio o empreendedor sempre encontrou grande dificuldade para fazer pesquisas sobre o mercado em que pretenderia atuar. Para facilitar esta visualização das empresas do país, o Ministério…

Ao abrir um novo negócio o empreendedor sempre encontrou grande dificuldade para fazer pesquisas sobre o mercado em que pretenderia atuar. Para facilitar esta visualização das empresas do país, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), lançou em 03 de dezembro a primeira versão do Cadastro Nacional de Empresas (CNE), exclusiva para empresas públicas conveniadas. Entretanto, o lançamento para o público em geral, previsto para este mês, precisou ser adiado, em razão da adequação do sistema à nova figura jurídica no ambiente dos pequenos negócios: o Microempreendedor Individual (MEI). Uma nova data está sendo definida pelo Ministério

O sistema abrangerá informações de aproximadamente 17 milhões de empresas nacionais e estrangeiras em funcionamento no país, além de possibilitar a pesquisa de seis opções de relatórios com informações como endereço, capital social, data de início da atividade, filiais de empresas estrangeiras, bloqueios, livros mercantis, atual situação do empreendimento, filiais nos Estados, natureza jurídica e outros dados empresariais. Na avaliação do MDIC, o Cadastro será útil para a formulação de políticas públicas e o planejamento das empresas.

Segundo o assessor econômico da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS), Carlos Cardoso, esta será uma forma de dar publicidade às informações das empresas, de modo gratuito. “O cadastro deve facilitar as pesquisas no momento de se abrir uma nova empresa ou filial. Será possível saber o perfil dos negócios já existentes em um determinado local”, avalia. O assessor ainda lembra que o empresário poderá conhecer os possíveis fornecedores disponíveis.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais