Alvarás e impostos são os maiores entraves para os lojistas abrirem negócios, aponta o Sindilojas Porto Alegre

Lojistas da Capital apontaram as principais dificuldades dos empreendedores em pesquisa da Entidade

O Sindilojas Porto Alegre apresentou para a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desburocratização (Freped), da Câmara de Vereadores, uma pesquisa realizada junto a lojistas da Capital que aponta os maiores entraves para se abrir um negócio. Grande parte dos entrevistados informaram que os alvarás e os impostos são as principais dificuldades para os empreendedores: 68,8% deles disseram que o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) é a etapa mais demorada, seguido pela alta carga tributária (62,5%), alvará de funcionamento (50,0%), necessidade de obras para se adequar às exigências dos órgãos fiscalizadores (37,5%), demora na fiscalização e tempo de abertura de empresas (31,3%) e registro legal na Junta Comercial (25,0%).

A pesquisa ainda apontou que 85,7% dos lojistas não buscam apoio de órgãos ou instituições na hora da abertura da empresa. Para os empresários, o processo poderia ser reduzido caso todo o encaminhamento fosse realizado em um único local. Como sugestão, os lojistas também citaram que poderia haver um profissional habilitado para assessorar o processo do início até o fim e melhor orientação para o empreendedor sobre todos os documentos necessários.

O levantamento indica também que, dentre os pesquisados, 87,5% não abriram um novo negócio ou filial nos últimos 24 meses e, dos 12,5% que abriram, metade deles teve uma demora maior do que três meses. A maior parte dos entrevistados são de micro e pequeno porte.