Amanhã acaba prazo para devedor do CPC

Os 64 comerciantes do Centro Popular de Compras de Porto Alegre (Camelódromo) que estão inadimplentes têm até amanhã para quitar suas dívidas ou, então, deixar o local. Segundo o secretário de Produção, Indústria e Comércio (Smic), Valter Nagelstein, não será possível alongar o prazo até janeiro, conforme solicitado pela Câmara de Vereadores.

Segundo o secretário, a lei que criou o CPC estabelece um limite de seis semanas de atraso nos aluguéis e reajuste conforme a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em e-mail encaminhado a Nagelstein, o prefeito José Fortunati questionou o secretário quanto à possibilidade de estender o prazo para depois do Natal. “Respondi que estamos vinculados ao contrato de concessão de uso. Está além do nosso desejo de conceder ou não o prazo”, alegou o titular da Smic. Nagelstein acrescentou que outros 250 comerciantes estão cadastrados – em fila de espera – para ocupar um lugar no CPC. “São esses que iremos chamar para o final do ano, como forma de ensejar um impulso nas vendas”, explicou.

Um ofício da Câmara de Vereadores, encaminhado ontem ao prefeito, pede que o prazo seja estendido até 15 de janeiro. A iniciativa teve apoio de representantes de todas as bancadas partidárias. “O despejo na época do fim de ano, em que eles podem faturar mais, seria injusto”, justificou o presidente do Legislativo, Nelcir Tessaro (PTB).