Ampliação de aeroporto será analisada no dia 24

Licitação do Salgado Filho deve sair ainda neste primeiro semestre

O mês de fevereiro será decisivo para a expansão da pista do aeroporto de Porto Alegre. O Conselho de Administração da Infraero irá…

Licitação do Salgado Filho deve sair ainda neste primeiro semestre

O mês de fevereiro será decisivo para a expansão da pista do aeroporto de Porto Alegre. O Conselho de Administração da Infraero irá se reunir no próximo dia 24 para avaliar a viabilidade da obra de ampliação. A assessoria de imprensa da companhia pública ressalta que o exame do tema não pressupõe sua aprovação, mas o prefeito da Capital, José Fortunati, está otimista que a iniciativa será aceita e que, em breve, o processo licitatório será desenvolvido.

O dirigente esteve ontem em Brasília onde teve reunião com o presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale. O prefeito classificou como excelente o encontro e acrescentou que foi repassado que não estava dentro dos planos da empresa a interrupção do projeto de estender a pista do Salgado Filho. A assessoria da Infraero informa que, além da aprovação pelo Conselho de Administração para ampliar a pista, para iniciar o processo de licitação será preciso obter recursos orçamentários, via PAC 3 — ainda não aprovados. Será necessária ainda a retirada de obstáculos hoje existentes naquela que será a nova cabeceira da pista. Caso seja realizada, a obra será licitada via Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Nessa modalidade, o preço é oculto (exceto aos órgãos de controle) até o final do processo licitatório.

Entre os empecilhos que devem ser resolvidos, estão uma caixa d’água, que fica localizada em cima de um hotel próximo ao aeroporto, e um telhado que está a uma altura que atrapalharia os pousos e as decolagens. Fortunati adianta que a prefeitura também terá que acelerar a retirada de algumas famílias que se encontram na Vila Nazaré, para a criação de uma área de escape.

O prefeito prevê que a licitação possa “estar na rua” neste primeiro semestre e ser terminada na segunda metade do ano. A partir do início dos trabalhos, a perspectiva é de que sejam necessários quatro anos para as obras serem finalizadas. Segundo o dirigente, o investimento estimado, somente na expansão, sem contar as iniciativas paralelas, é algo entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões. Com isso, a pista aumentará em 920 metros, alcançando uma extensão de 3,2 mil metros. Fortunati recorda que, com exceção da ampliação da estrutura, as outras obras que contemplam o incremento de capacidade do aeroporto estão em andamento. Esse é o caso do aumento do terminal de passageiros e a construção de um novo complexo de cargas.

Para o dirigente, as melhorias no Salgado Filho não inviabilizam a implantação de outro aeroporto nos arredores da Capital, como é o caso do projeto 20 de Setembro, no município de Portão. Fortunati acredita que os empreendimentos podem ser complementares. De acordo com o prefeito, o tópico de uma eventual privatização do aeroporto gaúcho não foi discutido na conversa com o presidente da Infraero. Além de Fortunati, participaram do encontro o coordenador da bancada gaúcha na Câmara Federal, deputado Giovani Cherini (PDT) e outros deputados federais gaúchos.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais