Ao fazer um empréstimo, você sabe o que está pagando?

Um dos principais conselhos dos especialistas para quem pretende fazer um empréstimo é a pesquisa. O objetivo é fazer com que a pessoa pague a menor taxa de juros possível. Mas, afinal, você sabe do que é…

Um dos principais conselhos dos especialistas para quem pretende fazer um empréstimo é a pesquisa. O objetivo é fazer com que a pessoa pague a menor taxa de juros possível. Mas, afinal, você sabe do que é composta a taxa de juros?

De acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), a taxa de juros é composta de cinco itens. O primeiro é o Custo de captação do banco, cuja referência é a taxa Selic. Este custo reflete o quanto o banco paga pelo dinheiro que paga a seus aplicadores.

Na composição há também a chamada Cunha Fiscal, que compreende os impostos da intermediação financeira mais o dinheiro dos depósitos que os bancos deixam no Banco Central sem poder emprestar.

Além dos itens já citados, há também as Despesas administrativas (custos dos processos do banco, como funcionários e agências), Risco (custo da inadimplência dos empréstimos) e Margem líquida da instituição (lucro do banco).

Use com moderação
Para não entrar em inadimplência, evite comprometer demasiadamente o seu orçamento, diz a Associação. Ou seja, gaste menos do que tem de renda e fique longe do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, que possuem as maiores taxas de juros do mercado.

Se possível, adie suas compras para juntar o dinheiro e poder pagar à vista evitando os juros. Entretanto, caso não seja possível, pesquise muito, barganhe e compre nos menores prazos possíveis, pois quanto menor o número de prestações menor será a incidência de juros.

Resumindo, use o crédito com moderação e conscientemente.

Veja também

    NoticiasMarketing

    NRF 2024 vista por dentro

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Encerrada a etapa das 4 edições do Talks pré 11ª FBV

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais