Apesar da crise, consumidor continua adquirindo produtos eletrônicos
Apesar da crise financeira internacional, o consumidor brasileiro continua adquirindo produtos da indústria elétrica e eletrônica, segundo dados divulgados pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria…
Apesar da crise financeira internacional, o consumidor brasileiro continua adquirindo produtos da indústria elétrica e eletrônica, segundo dados divulgados pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), na última semana. Só de computadores pessoais, por exemplo, no ano de 2008 devem ser vendidos 12 milhões de unidades, 20% a mais que em 2007. A Associação acredita que o câmbio valorizado, permitindo a prática de preços agradáveis, e a disponibilidade do crédito facilitaram a compra destes produtos pelo consumidor. Além disso, as ações do governo para a inclusão digital e para o combate ao mercado ilegal influenciaram de forma positiva a indústria de bens de informática, que deve fechar o ano com crescimento de 11%.
Outros produtos
A entidade informa que produtos como aparelhos celulares, por exemplo, tiveram um incremento de 12% na produção, em relação ao ano passado, sendo que o mercado interno deve crescer 11%, atingindo 50 milhões de unidades, contra 45 milhões, em 2007. Ainda de acordo com a Abinee, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acredita que, até o fim deste ano, haja um aumento no número de acessos móveis em operação, devendo alcançar 148 milhões de unidades, número 22% superior ao registrado um ano antes.
Por outro lado, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam, segundo apurado pela Associação, queda devido a forte concorrência com os importados, os brasileiros deixaram de comprar os produtos nacionais da linha marrom, havendo assim, queda nas vendas. O mesmo pôde ser observado nos componentes elétrico eletrônicos, que voltaram a registrar resultado negativo.