“Aprenda a reconhecer os talentos à sua volta”, afirma Carlos Busch

Escritor e TEDx Speaker abordou a importância de se observar os detalhes no dia a dia dos negócios

Crédito: Larry Silva

Ser protagonista do seu negócio foi o tema da palestra Seja único! Protagonize sua história e envolva o seu cliente, ministrada pelo escritor, TEDx Speaker, conselheiro e mentor empresarial, Carlos Busch. Realizada na tarde de quarta-feira, 24, a palestra integrou a programação da 10ª Feira Brasileira do Varejo, promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, e que segue com diversas atrações até sexta-feira 26.

Carlos Busch trouxe em sua apresentação a importância de ver além daquilo que está sendo oferecido e reforçou a utilização de uma estratégia voltada para o lado sentimental nos negócios. “Não estou aqui para ensinar vocês a fazer varejo, porque isso vocês já sabem. Estou aqui para desafiar vocês”, incitou Busch.

Depois de contar brevemente sua trajetória de vida pessoal e profissional, Busch compartilhou um pouco das suas experiências como executivo e suas percepções. “Sempre vi as características de cada um como únicas, como o nosso diferencial”, disse. Em seguida, o speaker abordou sobre a relevância de se observar os detalhes, algo que foi se perdendo com o tempo. “Deixamos de prestar a atenção naquilo que realmente faz a diferença. Isso serve para qualquer área da vida”, afirmou, explicando que a era da informação abundante teve grande influência nesta questão.

A partir disso, Busch falou sobre o risco de apenas fazer o que os outros estão fazendo, esquecendo dos diferenciais de cada indivíduo, bem como a geração atual, na qual chamou de “geração da liberdade”, no qual há a possibilidade de escolher o que se quer consumir. “Apesar de podermos optar sobre o que é melhor para cada um, acabamos escolhendo o mesmo que os outros. Esquecemos dessa liberdade que nos foi dada”, disse.

Para reforçar a sua fala, trouxe a evolução da sociedade, que antes era baseada em instituições e agora é voltada ao indivíduo, além da dificuldade do setor da educação entender que é preciso mudar a forma de ensino para essa nova sociedade. “O problema é que fomos ensinados que estar na média estava bom. E a questão é essa. Não tem nada a ver com tecnologia, que serve como uma ferramenta. A dificuldade não está em vender. A questão é que hoje temos abundância de compra”, explicou.

Ao final, deixou cinco lições de protagonismo que aprendeu durante a sua trajetória:

1- É preciso sair da zona de conforto. Aproveitar as oportunidades conhecimento e não olhar as possibilidade pelo o que são, mas, sim, pelo o que podem ser;

2- Ver além das oportunidades que estão à frente. Ao invés de ver apenas o viés da dificuldade, enxergue as oportunidades;

3- Estamos mais preocupados com o que podemos perder. Olhe para o objetivo final. Escolha vencer;

4- A mente não enxerga a experiência, mas, sim, o esforço. Se desafie mais;

5- Entenda o contexto e tenha um propósito;

6- Aprenda a escutar o seu cliente.

“Nenhuma das lições que deixei anteriormente necessita de investimento financeiro, mas humano. Aprenda a reconhecer os talentos a sua volta”, finalizou Busch.

Serviço: 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data: 24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário: das 13h às 21h

Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS) Inscrições e ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.