Artigo: Experiência e humanização, o valor insubstituível da loja física

Em pleno 2025, o ponto físico ainda figura como um lugar insubstituível na relação de pessoas com produtos, marcas e serviços

Ao mesmo tempo em que a conveniência proporcionada pelo ambiente digital é um valor inegável dentro da jornada de consumo nos dias atuais, é também verdade que novos hábitos não somente podem como devem coexistir com aqueles historicamente consagrados. Mais do que isso, essa é uma dinâmica que, quando estrategicamente explorada, pode gerar um leque de oportunidades de alto valor para os negócios.

É o caso da loja física. Sim, ela mesma.

Em pleno 2025, o ponto físico ainda figura como um lugar insubstituível na relação de pessoas com produtos, marcas e serviços. Sair de casa e ir até um ponto de vendas real, tangível, é cada vez mais uma decisão tomada por fatores que não são meramente preço e conveniência.

Para melhor ilustrar isso tudo, pensemos, por exemplo, no consumo de filmes. Ora, quem, a essa altura da vida, não curtiu um momento de lazer em casa, utilizando um serviço de streaming? Nada mais prático e comum nos tempos atuais, certo? Dito isto, pergunto: seria essa uma atividade equivalente a ir ao cinema? Ainda que para alguns a resposta possa ser subjetiva, a verdade é que uma simples ida ao cinema reúne atributos para uma experiência sensorial, pessoal e única, além da mera exposição ao filme.

Voltando ao varejo: se a comodidade é a mola propulsora do comércio on-line, o ambiente in loco é um oásis para quem sabe explorá-lo. E aqui reside outro elemento relevante da jornada de consumo: o aspecto humanizado do atendimento. No Brasil, somos referência nisso, aliás. Do sorriso e do cafezinho servido até o pós-vendas gentil e disponível, essa atenção que concedemos é uma peça-chave em praticamente todas as transações.

Para se tornarem cada dia mais relevantes na vida das pessoas, as lojas, portanto, devem oferecer muito mais que os produtos à venda. Do lado de trás do balcão, equipes qualificadas são responsáveis por criar um ambiente de soluções e bem-estar que nenhuma tela pode substituir.

Enquanto o varejo estiver atrelado a pessoas, o sucesso dos negócios sempre dependerá da nossa atitude enquanto promotores de conexões. E transformar o básico em experiência está no centro dessa questão. É com esses e muitos outros conceitos que a Feira Brasileira do Varejo (FBV) 2025 se aproxima, trazendo temas que vão inspirar a todos que lá estiverem entre os dias 21 e 23 de maio deste ano.

Alexandre Peixoto
Superintendente do Sindilojas Porto Alegre

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