ARTIGO | Tire vantagem da sazonalidade

Mesmo causando grande impacto nos negócios, há diversas estratégias para driblar o ciclo natural de alta e baixa nas vendas

Muitos comércios passam por algum período de sazonalidade. Às vezes, a fase de alta vende até 20 vezes mais que a de baixa – como no segmento de biquínis –, que obriga as empresas a se reinventarem para não verem comprometida a saúde financeira do seu negócio. Ter controle sobre os custos do negócio durante o ano inteiro é o primeiro passo para equilibrar essa conta, distribuindo nos meses de alta o que falta no período de baixa. É fazer o momento bom trabalhar pelo restante do ano, inclusive aos domingos e aos feriados, após conseguir liberação para isso.

Outro fator a considerar são os descontos durante a grande procura. Não faz sentido queimar a margem de lucro quando a procura é intensa. Elaborar argumentos que defendam o preço cobrado, como a qualidade, os benefícios e toda a estrutura direcionada para uma ótima experiência são estratégias sempre válidas. Deixe esse incentivo para as épocas de liquidações, quando o cliente precisa de mais estímulos para comprar.

Avaliar o mix também é essencial para quem trabalha com produtos sazonais, analisando sempre a oportunidade de expansão da cartela disponível. Faça pesquisas, visite feiras, converse com quem enfrenta o mesmo problema e estude incluir outros produtos que tenham boa aceitação do seu público nos meses de baixa.

Muitas vezes, o sucesso nos negócios depende apenas de uma postura mais criativa. A sazonalidade é uma realidade em muitos mercados, e saber conviver com ela, buscando formas de amenizar o seu impacto é uma necessidade.

Andréia Fochesatto, proprietária da Coral Biquínis, em Porto Alegre e Atlântida, e Cantão, do Iguatemi Porto Alegre.

Gostou desse conteúdo? Faz parte da revista Conexão Varejo, publicação mensal do Sindilojas Porto Alegre. Na versão digital você pode conferir gratuitamente a edição completa. Clique aqui e aproveite. Boa leitura!

Veja também

    Noticias

    Dia da Black Friday pode ter comércio com horário estendido mediante Acordo Cole...

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    IA na prática: aprenda conceitos essenciais e explore ferramentas para criar cont...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe o Prêmio Atena pelo case da FBV

    Veja mais
    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais