Artigos para a ceia 10,5% mais caros

Os produtos mais consumidos nessa época do ano chegam aos supermercados gaúchos, em média, 10,5% mais caros do que os praticados no Natal de 2009. O tradicional peru, o chester e o pernil, por exemplo, estão 7,2% mais caros. As frutas secas e os espumantes, 5,1%. Mesmo com essas variações, o setor está otimista com os negócios no período e aposta em um incremento de 13% nas vendas sobre o mesmo período do ano passado.

As projeções foram feitas ontem pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, durante divulgação da pesquisa que mede a intenção de compras dos consumidores gaúchos e as expectativas dos supermercadistas para o período. Segundo Longo, será o melhor Natal dos últimos tempos em termos de vendas para o setor. As estimativas otimistas levam em conta a pesquisa realizada de 4 a 10 de novembro pelo Instituto Segmento Pesquisas. O estudo apontou que 65% dos entrevistados pretendem comprar produtos para a ceia e presentes de Natal nos supermercados.

O mix e a variedade de itens, além da proximidade das unidades aos lares, são fatores atribuídos pelos entrevistados para essa opção. O empresário alia a isso o fato de o trabalhador brasileiro estar com renda maior, comparativamente aos anos anteriores. “De cada três produtos comprados neste final de ano, dois serão adquiridos nos supermercados”, salientou o empresário. O setor deve encerrar 2010 com crescimento de 10% sobre 2009. Só em faturamento, a estimativa é atingir R$ 18 bilhões.

Supermercados

– 3,2 mil vagas temporárias devem ser criadas para as festas de final de ano, sendo que, pelo menos, 30% desses funcionários devem ser efetivados;
РO total de lojas no RS ̩ de 3,8 mil unidades;
– O setor emprega 84,4 mil trabalhadores.