As 12 qualidades fundamentais dos bons vendedores

Um dos maiores desafios da maioria dos empreendedores é selecionar e manter uma equipe de vendas motivada e eficiente. A falta de qualificação especializada e de habilidade para se comunicar e lidar com o público acaba dificultando o processo de seleção de pessoas que realmente possuam as características necessárias para serem vendedoras de sucesso. A consultora em gestão de pessoas e liderança Graça Guerra contou à equipe do blog Saia do Lugar quais são às 12 habilidades fundamentais de que um profissional de vendas precisa para ser competente e conquistar o cliente. Confira quais são a seguir.

Vendedor nota 10
Se você buscar pessoas com essa características para formar a sua equipe de vendas, as chances do seu negócio florescer serão muito maiores, diz a consultora.

1. A primeira dica é óbvia: para lidar bem com o cliente, é preciso GOSTAR de conviver, atender, servir, e prestar serviço;

2. A dica mais importante é saber ouvir. Depois, saber ouvir, complementando com saber ouvir e terminando por OUVIR!

3. Tão importante quanto ouvir é saber colocar-se no lugar do cliente: EMPATIA é essencial!

4. Conhecer a empresa em que trabalha e suas regras, conhecer profundamente o produto ou serviço que vende, além de conhecer bem os concorrentes;

5. A quinta dica é consequência da anterior. Passar confiança e segurança para o cliente. Por isso, comunicar-se bem ajuda muito;

6. Utilizar conhecimentos e técnicas adequadas para demonstrar as vantagens e benefícios de seu produto e da sua empresa, de forma honesta;

7. Demonstrar MOTIVAÇÃO/ENTUSIASMO sempre, assim como vontade de servir, e mostrar satisfação em estar ali fazendo o que está fazendo;

8. Saber trabalhar bem em equipe e atrair apoio e colaboração dos colegas. Eles podem socorrê-lo em momentos difíceis;

9. Ter foco. Descobrir qual é a necessidade do cliente, atendê-la e depois pensar em ampliar a venda. Evite a empurroterapia!

10. A décima dica é ATENÇÃO. O seu cliente quer atenção. Dê atenção SEMPRE!

11. NUNCA minta para seu cliente. Lembre-se: você quer a visita do cliente outras vezes e uma negociação só é boa se for boa para as duas partes;

12. Surpreenda o cliente. Prometa menos e entregue mais. Essa é a fórmula do encantamento.