As múltiplas funções da loja
Há muito tempo a loja física não é mais o único local em que o consumidor faz suas compras. Mas, mesmo em um ambiente de mudanças rápidas e de digitalização do varejo, ela permanece importante, pois a experiência proporcionada pela interação presencial inclui diferenciais valorizados pelo cliente. Nos debates da NRF 2023, em janeiro, em […]
Há muito tempo a loja física não é mais o único local em que o consumidor faz suas compras. Mas, mesmo em um ambiente de mudanças rápidas e de digitalização do varejo, ela permanece importante, pois a experiência proporcionada pela interação presencial inclui diferenciais valorizados pelo cliente. Nos debates da NRF 2023, em janeiro, em Nova Iorque, ficou evidente que a loja física foi redefinida e teve suas funções ampliadas para conquistar consumidores que cada vez mais buscam personalização, conveniência e uma jornada de consumo fluida e interessante. Palestrantes de diferentes países abordaram a evolução do conceito da loja, tema que já vinha sendo discutido em edições anteriores, mas que em 2023, no mundo pós-pandemia de covid-19, ganhou mais relevância.
Para Alberto Serrentino, consultor, conselheiro e fundador da Varese Retail, as dificuldades impostas pela pandemia fizeram a loja experimentar novas modalidades de relacionamento com o cliente e isso redefiniu o seu papel. “As lojas passaram a atuar como hubs, a ser um ponto de estoque avançado, um ponto de mídia, de streaming. Muitos começaram a fazer lives, a gerar conteúdo a partir da loja, muitas implantaram venda por WhastApp, o click and collect… É óbvio que tudo isso transformou as rotinas e os processos da loja, o uso de tecnologia…
Leia essa matéria completa acessando aqui a revista do Sindilojas Porto Alegre, Conexão Varejo.