As vantagens das marcas próprias

Estratégia é adotada também pelo varejo de pequeno e médio portes que busca diferenciação e competitividade

Apostar em marca própria não é exclusividade do grande varejo. A estratégia, que não é nova, mas que vem crescendo em vários segmentos, é uma opção de negócio também para os pequenos e médios varejistas. No ramo do vestuário, onde os grandes nomes do varejo, como Renner, C&A, e Zara tem suas próprias marcas, há espaço e demanda para empresas menores que oferecem qualidade e preço, com peças voltadas a atender o desejo dos consumidores. Carlos Klein, proprietário da Via Condotti, apostou nessa estratégia e hoje as vendas nas suas lojas são 60% de produtos de marca própria e 40% de outras marcas. As camisas Via Condotti são o “carro-chefe”, mas a marca inclui também camisetas, calças de sarja e um novo item, recentemente lançado, que são as camisas zero-ferro, em tecido de microfibra que não amassa.

Klein conta que a decisão de ter marca própria existiu desde a fundação da empresa e que, nos primeiros anos, os itens próprios representavam cerca de 10% a 20% do faturamento. O empresário diz que apostou em ter um diferencial de oferecer peças masculinas exclusivas, adaptadas aos desejos dos consumidores que vão até suas lojas.

Ele destaca que, muitas vezes, as condições exigidas pelas marcas tradicionais impostas ao varejista incluem, por exemplo, a compra de caixas fechadas com produtos de cores e tamanhos que não são o que o cliente está buscando. “Percebemos que para ter uma boa margem e oferecer diferencial, era preciso desenvolver a marca própria, que hoje é o principal negócio da empresa”, revela. O crescimento do e-commerce com a venda das multimarcas pelos canais digitais foi outro fator considerado por Klein. “Vimos que não fazia sentido vender na loja apenas marcas que estão no online muitas vezes com preços mais competitivos, então nossa marca própria também é uma forma de evitar esse tipo de concorrência.”

Leia essa matéria completa e acessando aqui a revista do Sindilojas Porto Alegre, Conexão Varejo.