Atenção total ao cliente

Confira as dicas de Tati Alves e acompanhe as tendências na sua loja

Cerca de 50 pessoas, representando lojas da Capital e de Alvorada, participaram de duas noites de imersão no universo das tendências que influenciam o comportamento dos consumidores e o varejo de moda no mundo. O grupo esteve presente no curso Tendências e novos comportamentos, com Tatiane Alves, sócia proprietária da Compassing, nos dias 13 e 14 de março, no Centro de Capacitação do Sindilojas Porto Alegre.

Segundo Tati, quando o consumidor adota uma tendência ele está se comunicando, pois tudo que ele compra, veste e consome é fruto de uma escolha. Por isso é tão importante que o varejo fique atento e acompanhe essas mudanças. “A primeira dica é pensar no público-alvo, ou seja, estudar e entender o comportamento e o desejo do cliente para só depois transformar em produto. Em seguida, entender todas as tendências de moda alinhada ao comportamento do consumidor para realizar as compras, baseada em uma cartela de cores e estampas”, explica.

A mudança dos hábitos de consumo afeta diretamente a dinâmica do varejo, desde o processo de criação das coleções até a promoção e comercialização das peças. “O novo comportamento acelerou a oferta de novas opções aos clientes. Se antes o varejo tinha, em média, cerca de 4 ciclos de coleções por ano, agora chegamos a ter 12 ciclos”, comenta Tati. É o chamado fast fashion, em que grandes redes de varejo buscam cada vez mais tornar a moda acessível, decodificando as tendências com mais velocidade de produção e renovação diária do mix de produtos à venda. A estratégia é oferecer peças adaptadas à realidade do consumidor, através de parcerias com estilistas famosos para a criação de pequenas criações.

Outra tendência, agora por parte das empresas, é a busca por se tornarem marcas multissensoriais. Mais do que nunca, as marcas precisam explorar todos os pontos de contato com o consumidor através dos sentidos e da experiência. A vitrine, por exemplo, precisa surpreender, provocar a curiosidade transmitir uma sensação de ineditismo. “Potencialize sua criatividade para que o cliente veja e entenda qual a personalidade a marca. Além disso, pense na sua comunicação a partir disso, afinal a novidade que está na vitrine precisa estar nas redes sociais”, sugere.

O segredo é enxergar cada cliente como único e ver a qual tendência e comportamento ele se identifica. Afinal, não existe uma regra única ou uma tendência geral. Para cada público existe uma tendência e para cada estilo de marca, uma personalidade.

Vem mais por aí

A programação dos cursos gratuitos do Sindilojas Porto Alegre está com diversas qualificações com inscrições abertas. Para o próximo mês, os interessados já podem se inscrever para as capacitações sobre marketing digital, como melhorar o desempenho pessoa, marketing pessoal, administração do tempo e produtividade e gestão de estoques. A participação é gratuita para os associados à Entidade. Clique e confira a programação.