Audiência pública sobre o piso regional tem a participação da Entidade

Sindilojas POA expôs sua visão sobre o salário mínimo regional

Nesta quarta-feira, dia 13, na Assembleia Legislativa do RS (ALRS), ocorreu a audiência pública para falar sobre o piso regional e os impactos que pode causar no Estado. Sob o pedido dos deputados Prof. Claudio Branchieri e Miguel Rossetto, o tema que faz parte da comissão de economia, desenvolvimento sustentável e do turismo, teve a participação, além dos deputados já citados, do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella.

Com plateia cheia, o “Plenarinho” assistiu a um debate de ideias opostas, entre entidades representativas e organizações sindicais.  Enquanto o governador Eduardo Leite encaminhou à ALRS um projeto de lei que prevê o reajuste do salário mínimo do RS (piso regional) em 9%, ampliando em R$ 129,95, as centrais sindicais pedem um aumento superior a 15%.

Por outro lado, o Sindilojas Porto Alegre, juntamente com Fecomércio, FCDL, Fiergs, Farsul e Federasul, se posicionam contrários ao piso regional. Para o Sindilojas POA, isso cria uma concorrência desleal na abertura de uma empresa e aumenta o trabalho informal.

Com uma queda de mais de 5% no PIB gaúcho no último ano, não há razões sólidas para para justificar o substancial aumento proposto. A Entidade ainda lista outros fatores para justificar a posição tomada: Reajuste recente em 2023; Situação financeira ainda frágil; Falta de diálogo do Governo com organizações patronais, por exemplo;

Segundo Victor Pires, assistente de assuntos governamentais, “o Sindilojas Porto Alegre espera uma melhor comunicação entre os atores da negociação, se colocando à disposição para debater e encontrar uma solução, se não para este ano, para as próximas demandas do segmento”, ponderou. Vale lembrar que o Sindilojas Porto Alegre foi o único Sindicato presente na ocasião.