Aumenta presença estrangeira no varejo brasileiro
Desde 2013 a presença dos top 250 no varejo brasileiro mais que dobrou, de 15 para 33 empresas. Atualmente, 33 das 250 maiores empresas do varejo mundial estão presentes no País.
Pouco mais de 13% das 250 maiores empresas do varejo global estão presentes no mercado brasileiro. De acordo com o relatório “Global Powers of Retailing 2016”, divulgado pela Deloitte hoje (17/01), no primeiro dia da NRF Big Show 2016, são 33 empresas, incluindo 5 das 20 maiores: Walmart, Carrefour, Amazon.com, CVS e Casino. O número mostra um interesse crescente do varejo mundial no mercado brasileiro, apesar da crise econômica.
“Desde 2013, todos os anos aumenta a presença de players internacionais no varejo brasileiro”, analisa Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). “Continuamos sendo um mercado interessante, apesar de desafiador”, completa. Segundo Terra, desde 2013 a presença dos top 250 no varejo brasileiro mais que dobrou, de 15 para 33 empresas.
Dessas 33 empresas, somente duas têm controle nacional. São elas as Lojas Americanas (143ª colocada global, com US$ 6,9 bilhões em vendas) e o Magazine Luiza (217ª colocada, com US$ 4,16 bilhões). No Ranking As 250 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2015, publicado pela SBVC, as duas empresas estão, respectivamente, na 8ª e 5ª posição. Incluindo os dados da B2W, controlada pelas Lojas Americanas, ela saltaria para o quinto lugar, com R$ 18,5 bilhões, enquanto o Magazine Luiza ficaria no 6º posto, com R$ 11,5 bilhões de faturamento em 2014.
De acordo com a Deloitte, os países da América Latina continuam sendo aqueles com a menor presença global. Na média, as varejistas da região estão presentes em apenas 2,3 países. Entretanto, cinco das nove empresas latinoamericanas têm atuação internacional, embora restrita à região. Por outro lado, essas operações regionais respondem por significativos 25% das vendas dessas empresas.
As empresas com maior presença internacional, entre as 250 presentes no ranking da Deloitte, são as seguintes:
Kering – 91 países
Inditex – 90 países
LVMH – 80 países
com – 78 países
Next – 60 países
Fonte: O Negócio do Varejo