Aumento da inflação e desemprego preocupam gaúchos

Pesquisa aponta que a população do RS tem previsão negativa para a economia nos próximos meses.

O aumento dos combustíveis e da energia elétrica somados aos cortes feitos pelo governo Federal e Estadual…

Pesquisa aponta que a população do RS tem previsão negativa para a economia nos próximos meses.

O aumento dos combustíveis e da energia elétrica somados aos cortes feitos pelo governo Federal e Estadual está fazendo com que a população do Estado fique receosa no que diz respeito à economia do Rio Grande do Sul e do País.
Para 77,3% dos gaúchos, o aumento da inflação nos próximos meses já é esperado, enquanto outros 68% acreditam que em breve haverá também aumento do desemprego. O efeito colateral destas previsões é a mudança no comportamento de compra e hábitos de consumo das famílias, que passam a separar o que é supérfluo dos bens que são realmente necessários e até mesmo a repensar o consumo de bens duráveis e financiamentos.

Outro item avaliado pela pesquisa foi o aumento dos preços em relação ao valor da renda mensal. 91,7% da população gaúcha afirma que sente o aumento dos preços no consumo do mês e que já não consegue comprar os mesmos itens no supermercado ou nas lojas, pois há disparidade entre o aumento dos salários e das mercadorias.

A situação reflete também no endividamento dos gaúchos. 34,7% dos entrevistados afirma que contraiu mais dívidas nos últimos meses. Os mais impactados com dívidas englobam a chamada classe C, cuja renda familiar é de até R$ 3.900,00, valor que corresponde a cinco salários mínimos. O endividamento dessa categoria está associado ao maior uso do cartão de crédito, financiamento de bens de consumo duráveis e imóveis ou até mesmo a tomada de empréstimos.

Os dados são de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Opinião, IPO.

Veja também

    Notícias

    Sindilojas POA destaca presença gaúcha na Confederação Nacional do Comércio

    Veja mais
    Notícias

    Sindilojas POA e PUCRS aproximam teoria e prática para conectar jovens ao varejo

    Veja mais
    Notícias

    Tinga leva sua experiência dos campos e dos negócios para palestra especial do S...

    Veja mais
    Notícias

    Eleições 2026: orientações para o comércio lojista

    Veja mais