Autorizado novo programa de parcelamento de débitos tributários do Estado do Rio Grande do Sul

As empresas cujo ICMS e ICM venceram até 30 de junho de 2016, constituídos ou não, inscritos ou não em Dívida Ativa, inclusive ajuizados, podem parcelar os débitos em até 120 (cento e vinte) vezes, de acordo com o Convênio ICMS nº 02/17, publicado em janeiro, onde o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) autorizou […]

As empresas cujo ICMS e ICM venceram até 30 de junho de 2016, constituídos ou não, inscritos ou não em Dívida Ativa, inclusive ajuizados, podem parcelar os débitos em até 120 (cento e vinte) vezes, de acordo com o Convênio ICMS nº 02/17, publicado em janeiro, onde o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) autorizou o estado do Rio Grande do Sul a instituir o programa. A legislação do Estado fixará o prazo máximo de opção do contribuinte, que não poderá exceder a 28 de abril de 2017.

A autorização permite ainda que o Estado do Rio Grande do Sul estabeleça para as empresas em geral a redução de até 40% (quarenta por cento) sobre os juros de mora e a redução de até 85% (oitenta e cinco por cento) sobre as multas punitivas ou moratórias e seus respectivos acréscimos legais.  

Já no que se refere as empresas optantes pelo Simples Nacional, houve autorização do CONFAZ no sentido de ser reduzido os juros de mora até 40% (quarenta por cento) e de até 100% (cem por cento) sobre as multas punitivas ou moratórias e seus respectivos acréscimos legais. A redução de juros e multa será concedida à medida do pagamento de cada parcela, devendo se aguardar a legislação estadual específica para se saber a proporção conforme o número de parcelas. A forma como o Estado do Rio Grande do Sul implementará o parcelamento, inclusive a proporção das reduções de juros e multa efetivamente aplicáveis, depende agora da regulamentação estadual.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença em formatura do 11° BPM

    Veja mais
    Noticias

    Direção do Sindilojas Poa recebe políticos em sua última reunião no ano

    Veja mais
    Noticias

    Obra no Quadrilátero Central será paralisado para as festas de fim de ano

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais