Balanços trimestrais apontam crescimento das empresas em relação a 2009

A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 7% no ano engorda os balanços das empresas dedicadas ao mercado interno e reforça a projeção de 2010 ser de resultados recordes. Os…

A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 7% no ano engorda os balanços das empresas dedicadas ao mercado interno e reforça a projeção de 2010 ser de resultados recordes. Os balanços trimestrais já divulgados por companhias de capital aberto mostram que o otimismo, apesar de abranger vários setores, não se repete em corporações dependentes da recuperação global – ainda tímida – e do câmbio.

Enquanto setores como varejo, construção civil e bancário aproveitam o crescimento da renda, a queda do desemprego, o aumento da oferta de crédito e a confiança do consumidor em alta, segmentos como a siderurgia não conseguem aproveitar o bom momento nacional. Apesar da alta demanda por aço no Brasil, o dólar e a grande oferta mundial do produto pela retomada frágil da atividade nos países desenvolvidos favorecem a importação e pressionam os preços.

O cenário, explica o gerente-geral e sócio da XP Investimentos, Rafael Quintana, também se reflete na diferença de valorização dos papéis das empresas na BM&F Bovespa. — Enquanto as ações do setor de consumo subiram em média 30% (no ano), as de siderurgia caíram 20% — exemplifica Quintana. O horizonte incerto se estende ao setor de alimentos, principalmente no caso de companhias voltadas à exportação. O problema, além do câmbio e da demanda fraca, está nos custos. — O boi está caro e a soja e o milho, que são importantes para os custos, subiram — lembra o diretor de análise da corretora Solidus, Matias Dieterich. A exceção entre as exportadoras é a Vale. A despeito do dólar, a empresa reportou no último trimestre lucro recorde de R$ 10,6 bilhões. O segredo é o apetite chinês por minério de ferro. Rafael Weber, analista de mineração do Banco Geração Futuro, projeta para o fim do ano mais uma marca recorde no lucro da Vale, de R$ 27 bilhões.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais