Banco Central não descarta novos aumentos da Selic

O aumento do grau de incerteza e as restrições ao crédito influenciaram a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de interromper o processo de elevação dos juros na semana passada. Mesmo assim,…

O aumento do grau de incerteza e as restrições ao crédito influenciaram a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de interromper o processo de elevação dos juros na semana passada. Mesmo assim, futuras elevações da taxa básica juros (Selic), mantida em 13,75%, não devem ser descartadas. É o que revela a análise da ata da reunião, divulgada oficialmente ontem.

Três alertas fazem parte do documento: ainda persiste o descompasso entre oferta e demanda, os sinais de impactos da crise financeira na inflação são contraditórios e o Banco Central (BC) mantém a decisão de trazer a inflação para 4,5%, o centro da meta definido para 2009. O IPCA, índice oficial de inflação, está em 6,25% nos últimos 12 meses encerrados em setembro.

Na ata, o Copom reconhece que a crise pode desacelerar o ritmo da economia nacional, sendo uma espécie de dose adicional de política monetária sem ingerência do BC. Em tese, isso ajudaria no esforço contra a inflação pelo fato de o Copom entender que o nível de atividade interna não pode continuar no ritmo que está, sob pena de dar mais combustível à alta nos preços. Por outro lado, a crise, sobretudo por conta da desvalorização do real, pode gerar maior pressão inflacionária no curto prazo, criando dificuldades adicionais para a gestão da política monetária. A preocupação com a alta dos preços está expressa na ata quando a diretoria afirma que a “estratégia adotada pelo Copom visa a trazer a inflação de volta à meta central de 4,5% já em 2009”.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais