BarraShoppingSul abre para porto-alegrenses

Quatro mil convidados conheceram ontem à noite o maior shopping de Porto Alegre. Para o público, o BarraShoppingSul abre as portas às 11h de hoje. Resultado do investimento de R$ 500 milhões – dos quais R$ 310 milhões são da Multiplan e o restante dos lojistas -, a inauguração do centro comercial encerra uma espera de mais de uma década desde o anúncio do então Cristal Shopping. “”Esse foi um projeto perseguido ao longo de 12 anos e simboliza a vitória da perseverança contra todas as intempéries e obstáculos””, resumiu o presidente da Multiplan, José Isaac Peres.

Pelas 234 lojas do empreendimento, 1,2 milhão de pessoas devem circular por mês, gerando um faturamento anual de R$ 350 milhões, conforme estima o executivo. Quatro mil empregos devem ser gerados, além de outros 4 mil indiretos. Peres define o BarraShoppingSul como o melhor empreendimento nos 35 anos de história da Multiplan – grupo que possui empreendimentos desse tipo em outros estados brasileiros. Segundo o executivo, essa é a primeira vez que um shopping center deste porte é construído em uma única etapa. O BarraShopping carioca, por exemplo, é o maior do grupo e foi ampliado seis vezes. “”Vocês, gaúchos, estão de parabéns por ter um equipamento que é um novo marco no desenvolvimento do comércio varejista da cidade””, disse Peres, ao lado dos vice-presidentes de Relações com Investidores, Armando D””Almeida Neto, e de Desenvolvimento, Marcelo Barnes.

Hoje, 190 lojas estarão abertas e as demais devem estar funcionando até o final do mês. “”Tenho certeza de que os lojistas não vão querer perder o impacto das vendas de Natal””, afirmou. Sobre a movimentação nos negócios neste final de ano, o executivo disse que o setor é atingido em menor intensidade porque, dificilmente, os consumidores deixam de comprar e freqüentar os centros de compra. “”As pessoas podem deixar de comprar um apartamento ou um automóvel, mas não deixam de ir ao shopping. A crise existe, mas em outubro, quando já estava instalada, houve um crescimento de 16% nas vendas das lojas””, avaliou

O empreendimento multiuso do Grupo Multiplan está alterando o perfil da Zona Sul da Capital. A expectativa de Peres é que ocorra, em Porto Alegre, o que aconteceu no Rio de Janeiro, onde a instalação do primeiro BarraShopping transformou a região. Esse também é o desejo da governadora Yeda Crusius e do prefeito José Fogaça, que entregaram o shopping aos porto-alegrenses ao lado dos executivos da Multiplan. “”Esse empreendimento vai ajudar a roda da economia da Rio Grande do Sul a andar mais rápido””, disse Yeda.
A instalação do centro comercial exigiu uma série de mudanças nas vias de acesso para evitar que o grande fluxo de clientes inviabilize o trânsito na região. A avenida Diário de Notícias foi duplicada na extensão de 2,4 quilômetros, das avenidas Chuí e Padre Cacique até a Guaíba. Na rua também foi construída uma ciclovia. A obra orçada em R$ 12 milhões foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), com recursos provenientes da contrapartida do shopping ao município. Outras ruas próximas ao empreendimento receberam nova pavimentação.
Ao lado do centro comercial, começará a ser erguida em breve o Cristal Tower, um edifício com 290 salas comerciais que irá integrar a proposta multiuso e será inaugurada em 2011. Além disso, Peres planeja construir um hotel, cujo projeto está em elaboração, e mais duas torres de apartamentos residenciais.