Black Friday ajuda e varejo cresce 4,3% em novembro

Índice Cielo está entre os mais otimistas das últimas pesquisas divulgadas e sinaliza melhora

Já subtraindo a inflação (de 0,54% no mês segundo o IBGE), o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou uma alta expressiva para o varejo nacional em novembro: 4,3%.

A comparação foi feita com o mesmo mês do ano passado e o resultado foi alavancado pelo Black Friday, grande dia de descontos promovido pelo setor no último dia 28 e que deu bons resultados tanto para o varejo físico: +24% quanto para o e-commerce: +67%.

O ICVA nominal, sem considerar a inflação, teve crescimento de 10,5%. De acordo com o gerente de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, a Black Friday entrou definitivamente no calendário dos brasileiros.

“Mesmo com a base de comparação desafiadora neste ano, por conta do bom desempenho em 2013, a alta foi expressiva” comentou em nota.
Além da Black Friday, novembro também foi beneficiado por ter um domingo a mais e uma sexta a menos em relação a 2013 e por conta de os feriados de Finados e Proclamação da República terem caído no final de semana.

Descontando estes efeitos de calendário, índice teria sido de 2,6% (ainda deflacionado) frente a novembro do ano passado e 2,1% sobre outubro de 2014.

Os setores que mais se destacaram dentro do varejo foram o vestuário e as agências de viagens. Supermercados e postos de gasolina tiveram desempenho mais fraco. Entre as regiões, a melhor performance veio do Norte: +7,7% e a pior, do Sudeste: 3,6%.

Os dados são computados a partir da base de 1,5 milhão de pontos de venda ativos credenciados à Cielo pelo País.

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