Boa parte das microempresas ainda não se beneficia do uso da internet para gestão do negócio

O resultado de um estudo mostrou que 74% das microempresas brasileiras utilizam serviços de governo eletrônico. Entretanto, essas iniciativas são restritas, pois o contato com órgãos públicos pela internet…

O resultado de um estudo mostrou que 74% das microempresas brasileiras utilizam serviços de governo eletrônico. Entretanto, essas iniciativas são restritas, pois o contato com órgãos públicos pela internet é consideravelmente maior em estabelecimentos com mais de 10 funcionários (89%). A pesquisa, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br — em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br — sinaliza que ainda há baixa adesão dos microempreendimentos ao uso da tecnologia.

Entre as pequenas empresas que utilizam internet, o comércio eletrônico é uma ferramenta de grande relevância: empresas com até nove funcionários que já fizeram compras on-line são 43% do total de entrevistadas e 27% declararam ter recebido pedidos nos últimos 12 meses. Entre as empresas maiores, os percentuais são 64% e 45% para cada uma das modalidades de e-commerce. Porém, apesar de haver um percentual menor de microempresas que fazem compras pela internet, naquelas que o fazem, as compras on-line representam um percentual médio maior do total de compras realizadas (31%) do que nas maiores (24%).

De acordo com a pesquisa, somente 81% das microempresas possuem acesso ao computador e um percentual ainda menor (69%) tem conexão à rede, enquanto estabelecimentos de maior porte apresentam uso de computador e Internet acima dos 90%. Quanto ao uso da rede para otimizar negócios, detectou-se que 74% das empresas com até nove funcionários não possuem website e 36% não realizaram nenhum tipo de substituição do correio postal por meios eletrônicos.
Entretanto, nas microempresas, o percentual de funcionários com acesso à rede é significativamente maior: 77% dos funcionários em média acessam a web, enquanto nas empresas com 10 funcionários ou mais esse percentual é de apenas 43%.

Veja também

    Noticias

    Associados do Sindilojas POA tem opção de consultoria gratuita para retomada dos...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Funcionamento das lojas após as enchentes é objeto de pesquisa do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Pronampe: 30 bi e carência de 2 anos para empreendedores do RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Governo do RS atualiza lista com municípios em estado de calamidade e postergaç...

    Veja mais