Boas notícias para o varejo nos próximos meses

De acordo com o IAV-IDV, a expectativa é de que as vendas de fevereiro aumentem 6,1%, e as de março 6,2%

O estudo realizado mensalmente com os associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) estima que as vendas no varejo voltem a aumentar, nos meses de fevereiro e março.

Só o segmento de bens não-duráveis, por exemplo, deve registrar a maior alta no mês que vem, com previsão de 11,2%. Para março, a estimativa é de que se mantenha os dois dígitos, com 10,1% de crescimento. O desempenho desta categoria teve o maior peso nas medições do IBGE e contribue entre 40% e 50% no índice da Pesquisa Mensal do Comércio.

Já a área de bens semi-duráveis, que vinha apresentando um desempenho mais comedido em relação aos não-duráveis tende a melhorar e retomar o crescimento ainda este mês. A projeção é de que haja uma expansão entre 4,1% e 8%, de dezembro de 2012 a março de 2013.

No geral, as estimativas para o setor varejista em 2012 não tiveram alterações significativas e o varejo deve apresentar um crescimento real de vendas superior a 2011 (+ 6,7%).

Na opinião do IAV, o varejo teve resultados satisfatórios em função da expansão do crédito, do mercado de trabalho e da renda. E para 2013 é esperado um melhor desempenho econômico brasileiro em relação ao ano passado, fator que deve estimular a atividade varejista no País.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais