Boletim Climático é atualizado para junho
A previsão climática indica condições favoráveis à chuva acima ou muito acima da média no Sul do Brasil durante os próximos meses, que podem atingir a média ou até o dobro da média do mês todo. A…
A previsão climática indica condições favoráveis à chuva acima ou muito acima da média no Sul do Brasil durante os próximos meses, que podem atingir a média ou até o dobro da média do mês todo. A tendência é de um aumento maior da chuva na segunda metade do inverno, particularmente em agosto e setembro, e número acima do normal de temporais nos próximos meses, com os maiores volumes no Rio Grande do Sul nas metades norte e oeste do Estado.
Oficialmente, o inverno começa só em 21 de junho, mas, do ponto de vista climático, já teve início no final de maio. Porto Alegre tradicionalmente tem a menor média mensal de temperatura em junho, e, devido ao fenômeno El Niño, a probabilidade de eventos mais extremos de frio é maior para a segunda metade do mês e durante julho. De acordo com o prognóstico da MetSul, o inverno não deve ser de frio constante, dias amenos e alguns até quentes são normais na estação e se intercalam com dias ou períodos frios e mesmo gelados. Nesta temporada, podem ocorrer ciclos mais longos de temperatura baixa, que devem ser mais numerosos do que no ano passado.
O Boletim Climático é um documento elaborado pelo Sindicato para auxiliar os lojistas associados a adequarem suas estratégias de negócio às previsões climáticas, que podem influenciar no desempenho das vendas. As tendências climáticas para o Estado para os próximos meses já estão disponíveis aos associados da Entidade.