BRASIL: Alvo potencial, mas com entraves
Reflexo do bom momento da economia, de novo, o Brasil aparece na preferência para a expansão internacional de empresas de médio porte. Atrás da China (30% das citações) e da Índia (20%), o país (14%) foi…
Reflexo do bom momento da economia, de novo, o Brasil aparece na preferência para a expansão internacional de empresas de médio porte. Atrás da China (30% das citações) e da Índia (20%), o país (14%) foi o que mais avançou na comparação entre as iniciativas de expansão dos últimos cinco anos e os projetos para os próximos dois, mostra a BDO, uma das cinco maiores companhias de auditoria do mundo.
No estudo Ambition 2010: Oportunidades Globais, feito em 10 países, as referências ao Brasil são decorrência de oportunidades em fusões e aquisições, disponibilidade tecnológica, políticas que permitem competitividade, rede eficiente de distribuição e baixo custo de mão de obra, além da taxa de crescimento do país e a demanda crescente por produtos importados. Os entraves não são, propriamente, novidade por aqui: protecionismo estatal ou barreiras comerciais, corrupção e questões éticas, entre outros. Das empresas brasileiras ouvidas pelo estudo, 68% querem expandir-se no Exterior de forma mais agressiva do que em 2009, principalmente na América do Sul, no Bric e região Ásia-Pacífico.