Brasil insiste em controle de capital

O Brasil pressiona para que a declaração a ser assinada amanhã pelos líderes do G-20 legitime o uso do controle de capitais por países que enfrentam a valorização de suas moedas. Guerra cambial é o…

O Brasil pressiona para que a declaração a ser assinada amanhã pelos líderes do G-20 legitime o uso do controle de capitais por países que enfrentam a valorização de suas moedas. Guerra cambial é o principal assunto a ser tratado no encontro dos presidentes e primeiros-ministros das 20 maiores economias do mundo que começa hoje na Coreia do Sul.

O tema ganhou peso após decisão do Federal Reserve, o banco central dos EUA, de injetar US$ 600 bilhões na economia nos próximos oito meses, o que aumentará a quantidade de dólares no Exterior e levará à apreciação das moedas dos países que têm câmbio flutuante, como o Brasil.

– Queremos que (o controle de capitais) fique explícito – disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que desembarcou ontem em Seul juntamente com Dilma Rousseff.

A presidente eleita preferiu ficar descansando no hotel. Um dos motivos do recolhimento até a chegada do presidente Lula, hoje, é o cuidado em não ofuscar o presidente. Qualquer declaração de Dilma sem a presença de Lula poderá ser interpretada como uma desautorização.

A expressão controle de capitais não estará no texto final, mas na prática é o sentido do que está sendo negociado. O eufemismo proposto é intervenção macroprudencial.

Mantega defendeu ainda que outras moedas desempenhem o papel reservado hoje quase exclusivamente ao dólar e aumentem a participação no comércio e nas transações internacionais.

O conflito cambial ameaça acabar com o espírito de colaboração que marcou os encontros do G-20 depois da eclosão da crise financeira global, em 2008, incentivar o protecionismo e criar um clima de “salve-se quem puder”, segundo expressão de Mantega.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA e CDL POA promovem ação para limpeza do Centro Histórico da Capital

    Veja mais
    Noticias

    Cartilha Estado de Calamidade: seguros disponíveis e auxílio reconstrução

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo anuncia nova data para 2025

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre assina carta buscando alternativas para acesso à capital

    Veja mais