Brasil insiste em controle de capital

O Brasil pressiona para que a declaração a ser assinada amanhã pelos líderes do G-20 legitime o uso do controle de capitais por países que enfrentam a valorização de suas moedas. Guerra cambial é o…

O Brasil pressiona para que a declaração a ser assinada amanhã pelos líderes do G-20 legitime o uso do controle de capitais por países que enfrentam a valorização de suas moedas. Guerra cambial é o principal assunto a ser tratado no encontro dos presidentes e primeiros-ministros das 20 maiores economias do mundo que começa hoje na Coreia do Sul.

O tema ganhou peso após decisão do Federal Reserve, o banco central dos EUA, de injetar US$ 600 bilhões na economia nos próximos oito meses, o que aumentará a quantidade de dólares no Exterior e levará à apreciação das moedas dos países que têm câmbio flutuante, como o Brasil.

– Queremos que (o controle de capitais) fique explícito – disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que desembarcou ontem em Seul juntamente com Dilma Rousseff.

A presidente eleita preferiu ficar descansando no hotel. Um dos motivos do recolhimento até a chegada do presidente Lula, hoje, é o cuidado em não ofuscar o presidente. Qualquer declaração de Dilma sem a presença de Lula poderá ser interpretada como uma desautorização.

A expressão controle de capitais não estará no texto final, mas na prática é o sentido do que está sendo negociado. O eufemismo proposto é intervenção macroprudencial.

Mantega defendeu ainda que outras moedas desempenhem o papel reservado hoje quase exclusivamente ao dólar e aumentem a participação no comércio e nas transações internacionais.

O conflito cambial ameaça acabar com o espírito de colaboração que marcou os encontros do G-20 depois da eclosão da crise financeira global, em 2008, incentivar o protecionismo e criar um clima de “salve-se quem puder”, segundo expressão de Mantega.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais